População está unida contra a dengue

Evento no último dia 28 reuniu profissionais de Saúde, estudantes e comunidade para falar de prevenção à doença

 

O trabalho da Prefeitura de Rio das Ostras no combate à dengue é exemplo para o Brasil e diferencia o município – que está

localizado em uma região com alto índice de casos, e, ainda assim, consegue manter a dengue sob controle. A base desse sucesso é a Educação em Saúde e a mobilização popular. Exemplo disso foi o evento que aconteceu no último dia 28, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, reunindo profissionais de Saúde, estudantes e comunidade para falar de prevenção.

         “Os ótimos resultados do nosso trabalho vêm da atuação da Secretaria de Saúde como uma equipe integrada; agindo desde a educação de crianças e jovens, em ações preventivas, até o atendimento dos casos da doença”, disse o secretário de Saúde, Sérgio Manhães. O secretário esteve à frente do evento, conversando e esclarecendo a população.

         Cerca de 600 pessoas visitaram o mini-laboratório, para conhecer de perto as diferentes fases do mosquito, houve atendimento a mais de 20 denúncias de possíveis criadouros e distribuição de 5 mil e 300 folders informativos.

         O evento também usou de música, arte e teatro para sensibilizar moradores de várias idades, como a pequena Samira Miranda, de 7 anos. “Nunca tinha visto o mosquito da dengue assim, de perto, e aprendi que o lixo que deixamos no quintal também pode virar ‘casa’ do mosquito”, disse.

         Vacinação – Além da mobilização contra a dengue, a Coordenação da Vigilância em Saúde aproveitou a oportunidade e vacinou 272 pessoas contra a H1N1 e imunizou 306 idosos contra a gripe comum.

         Cerca de 130 profissionais da Secretaria de Saúde atuaram na mobilização, com apoio de outras secretarias municipais.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.