População adere à campanha Fique Sabendo

Cerca de 290 Testes de Rápido Diagnóstico para identificação do HIV foram realizados durante a semana

Alinhada à campanha Fique Sabendo, do Governo Federal, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras montou na última semana uma programação com palestras e orientações sobre a Aids. Além de esclarecer dúvidas, as pessoas foram incentivadas a realizar o Teste de Rápido Diagnóstico (TRD) que fornece o resultado na hora. Cerca de 290 pessoas realizaram o teste.

“As campanhas têm tido bom resultado. O público está mais esclarecido”, opinou a coordenadora do Programa DST/Aids de Rio das Ostras, Bianca Monteiro. Como diferencial deste ano, a coordenadora destaca o trabalho realizado no Polo Universitário da UFF no município, onde 107 pessoas fizeram o exame, dentre professores, alunos e funcionários.

Nos postos de saúde, profissionais do Programa de DST/Aids conversaram com a comunidade, distribuíram preservativos e orientaram sobre as formas de prevenção e transmissão do vírus HIV.

Teste rápido – “Desde fevereiro estamos realizando o teste de rápido diagnostico e chegamos a fazer três exames por semana”, explicou Bianca Monteiro. “Nem todas as pessoas necessitam fazer o teste de rápido, somente quando há urgência. São encaminhados ao TRD pacientes com sintomas da doença, parceiros de soropositivos, gestantes que não fizeram o exame ou quando o profissional de saúde julga necessário”, completa a coordenadora.

Antes da realização do teste, as pessoas responderam um questionário de saúde e conversaram com a equipe como parte do processo de aconselhamento.

 Sabe-se que cerca de 630 mil pessoas estão infectadas com o vírus da Aids no Brasil. Dessas, pelo menos 400 mil não sabem que são soropositivas.

Debates – A programação incluiu uma mesa redonda sobre Aids com profissionais da Secretaria de Saúde e da Universidade Federal Fluminense, no Polo Universitário da UFF no município.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.