Ponto de Leitura de Rio das Ostras leva história do Carnaval para estudantes
Compositores de Samba promovem oficina de marchinhas para alunos de Cidade Praiana
Para ensinar um pouco mais sobre o Carnaval, o Ponto de Leitura Casa de Casimiro de Abreu, Projeto Leitura Viva, instalado em Rio das Ostras, levou o projeto Revirando o Baú até a Escola Municipal Cidade Praiana. Sambistas de Rio das Ostras e região tiveram a oportunidade de cantar suas composições para dezenas de crianças e contar sobre o surgimento do Carnaval no Brasil até os dias atuais.
Os alunos tiveram oficinas de marchinhas e aprenderam a construir uma canção deste gênero, desde a letra até a métrica necessária. No evento, os alunos se fantasiaram de diversos personagens, dando um toque especial ao evento.
“Tivemos a oportunidade de interagir com as crianças e passar para elas um pouco de nossa experiência como compositores. Estamos emocionados com a oportunidade que tivemos de trocar a experiência com tantas crianças”, disse Valcir Ferreira, um dos sambistas participantes das oficinas.
Para a compositora Sidnea, a iniciativa do projeto Leitura Viva valoriza a cultura das marchinhas. “As crianças aprendem conosco o que é o processo criativo das composições de marchinhas carnavalescas. É o antigo se encontrando com o novo e transmitindo essa cultura”, concluiu.
PONTO DE LEITURA – O Ponto de Leitura da Casa de Leitura Casimiro de Abreu, do projeto Leitura Viva do Governo Federal, está instalado na Casa de Cultura Bento Costa Junior, no Centro. O objetivo é incentivar as crianças a lerem mais e se identificar com o mundo lúdico.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo