Plano de Recursos Hídricos tem consulta pública em Rio das Ostras

Reunião está marcada para o próximo dia 6 de novembro e deve reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada

Rio das Ostras, município que integra o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, sediará, no próximo dia 6 de novembro, a terceira consulta popular que faz parte do processo de criação do PRH – Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras. No encontro, marcado para as 18 h, no Colégio Municipal América Abdalla, em Nova Esperança, serão apresentados programas e projetos a serem desenvolvidos na região, que engloba outros cinco municípios, tendo como foco a recuperação, conservação e planejamento dos recursos hídricos, durante os próximos 30 anos.

Abertas ao público, as consultas têm como objetivo informar a população sobre os estudos já realizados e, ao mesmo tempo, coletar informações, sugestões e críticas dos participantes quanto a elaboração do Plano de Recursos Hídricos. Para os organizadores do encontro, quanto maior a participação da sociedade, dos políticos e técnicos, mais dinâmico e eficiente será o processo de execução das políticas de gestão dos recursos hídricos.

REUNIÃO PRÉVIA – O evento também busca a popularização o PRH, tanto que uma “Roda de Conversa” sobre o tema aconteceu nesta quarta, 29, às 19h, na sede da Fundação Rio das Ostras de Cultura, no Centro. Segundo Juliano Luís Palm, coordenador geral do projeto de divulgação e mobilização social para a 3ª Consulta Popular do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Macaé/Ostras, serão realizadas cerca de 20 rodas de conversa até o dia da consulta popular no dia 6 de novembro. “A função dos mobilizadores é explicar para a população o que é o Plano e estimular a participação na consulta popular. É muito importante a presença de todos que vivem, trabalham ou visitam a região Hidrográfica Macaé e das Ostras”, comentou Juliano Palm.

COMITÊ – Além de Rio das Ostras, os municípios de Macaé, Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Conceição de Macabu e Carapebus também integram o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, que é responsável por cuidar das águas subterrâneas, das nascentes, das lagoas e dos rios, respeitando as pessoas e o ambiente em que todos vivem. O Comitê é formado por representantes do governo, da sociedade civil organizada e de quem precisa da água para suas atividades.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.