Petrobras promove treinamento em Rio das Ostras

A Petrobras realizou na terça-feira, dia 22, em Rio das Ostras, um treinamento do programa de Capacitação da Força de Trabalho para Limpeza de Costa Atingida por óleo. O treinamento foi coordenado pela Gerência de Controle de Contingência do segmento de Exploração e Produção Serviços (E&P-SERV/CC). A ação teve como objetivo capacitar profissionais da Petrobras e de empresas que prestam serviços para a companhia a atuarem prontamente em caso de emergência.

O treinamento foi iniciado com uma palestra no auditório do Parque dos Pássaros, durante a qual os participantes receberam instruções sobre os procedimentos de limpeza da costa e as recomendações do uso de equipamentos de segurança. Em seguida, eles foram até a Praia de Costazul, onde foi realizado o treinamento prático. O derramamento de óleo foi simulado com o uso de pipoca doce, produto biodegradável, que não provoca danos ao meio ambiente. Os profissionais que participaram do treinamento removeram os resíduos da areia, numa área de três quilômetros da costa.


Participaram do treinamento profissionais da equipe do Serviço de Infra-Estrutura da Gerência de Logística do Compartilhado e das empresas prestadoras de serviços da Petrobras. Também acompanharam o treinamento representantes da Transpetro, da Gerência de Segurança Patrimonial do E&P-SERV, da Gerência de SMS do E&P-CORP e da Gerência de Comunicação Empresarial da Petrobras Bacia Campos.


A ação também contou com a participação de fiscais de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras; do secretário de Guarda e Trânsito, Coronel Sérgio Alves Pinto; do diretor da Defesa Civil, Werther de Albuquerque Lima; e do diretor do Departamento de Proteção Ambiental – Depa, Sargento Rangel, além de cerca de 25 homens da Defesa Civil e do Depa.


O diretor da Defesa Civil de Rio das Ostras aproveitou para solicitar à Petrobras um curso específico sobre atuação em caso de acidentes ambientais para que os homens da Defesa Civil sejam treinados para atuar nesses casos.
PALESTRA – Além do treinamento de terça-feira, foi realizada na segunda-feira uma palestra, no auditório do Parque dos Pássaros, sobre limpeza de costa. O evento contou com a participação de membros da Defesa Civil e do Departamento de Proteção Ambiental da Secretaria de Guarda e Trânsito da Prefeitura de Rio das Ostras, além de representantes de órgãos ambientais da região.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.