Pesquisadores analisam alternativa ao adubo nitrogenado em Cantagalo

Técnica possibilitará a diminuição dos custos de produção para agricultores de Rio das Ostras

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio das Ostras e pesquisadores da Pesagro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, estiveram em Cantagalo nessa quarta-feira, dia 15. Eles analisaram a possibilidade de aplicar uma nova técnica, desenvolvida pela Embrapa, no cultivo de feijão. O objetivo é criar uma alternativa ao uso do adubo nitrogenado e assim diminuir os custos da produção para os agricultores.

De acordo com Edemir de Oliveira, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a técnica consiste em inocular uma bactéria do gênero rhizobium na semente do feijão. “A bactéria absorve o nitrogênio do ar e transfere à planta. Com isso não temos que adicionar adubo nitrogenado e diminuímos o custo da produção”, explica. Atualmente, são gastos R$ 360 por hectare em adubo. Os produtores cultivam, em média, 120 hectares, o que representa uma economia de mais de R$ 40 mil.

Benedito Fernandes, pesquisador da Pesagro, realizou a coleta do solo em duas propriedades de Cantagalo. “Estamos coletando solo para saber se ele está adequado para a técnica. Vamos concentrar esse período de experiência em duas áreas, que chamamos de unidade demonstrativas. Se tudo der certo, a produção de feijão começa em março ou abril”, disse.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.