Pescadores e profissionais de saúde celebram sucesso do Projeto Saúde do Pescador

O projeto Saúde do Pescador, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, comemorou seus três anos de existência com um evento na segunda, dia 27. A equipe de saúde promoveu uma série de atividades envolvendo os pescadores e suas famílias.

Médico, dentista, nutricionista, enfermagem, fisioterapeuta, profissionais administrativos e gestores da Secretaria de Saúde se uniram aos pescadores para falar de saúde e comemorar o sucesso do projeto, que se tornou modelo para o País e figura nas páginas do livro de boas práticas do SUS, de 2015, escolhido entre iniciativas de municípios de todo o Brasil.

 

O Projeto Saúde do Pescador, que hoje conta com 74 pescadores cadastrados, foi implantado em 2013 e tornou-se modelo para o Estado do Rio de Janeiro, recebendo os mais diferentes reconhecimentos. Promovido pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, oferece atendimento diferenciado aos pescadores e familiares, incluindo consultas de saúde, exames e vacinação. A equipe multidisciplinar inclui profissionais de enfermagem, clínica-geral, dermatologia, odontologia, nutrição e fisioterapia.

 

 

O principal sucesso da iniciativa foi conseguir atrair os pescadores para as consultas regulares de saúde, incentivando a prevenção de doenças. Trabalhadores como “Seu” Manoel Alves de Oliveira, de 55 anos, pescador desde os 12.

 

 

“Eu me trato sempre aqui, com médico, dentista. Antes não, eu não vinha muito ao posto, só quando ficava doente mesmo. Agora os pescadores entendem melhor a importância de se cuidar”, conta Manoel.

 

 

COMEMORAÇÃO – Alongamento, orientações sobre higiene e cuidados, ações preventivas e de promoção de saúde estiveram na programação.  A diretora do Departamento de Programas de Saúde, Andrea Viana, falou da satisfação do Município com os êxitos do projeto, que busca envolver a comunidade pesqueira local.

 

 

“Essa unidade é de vocês e estamos fazendo o possível para oferecer a vocês o melhor atendimento possível. Porém, cada um precisa se sentir responsável por sua própria saúde”, completou Andrea.

 

 

Uma das idealizadoras do projeto, Fernanda Peres, falou da importância da criação de vínculos entre a equipe de saúde, os pescadores e suas famílias e confirmou a preocupação com a humanização do atendimento. “Venham sempre ao posto. Queremos cuidar de vocês”, concluiu. 

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.