Peça infantil usa bonecos e atores para falar de relacionamento entre pai e filho
“O Homem que Amava Caixas”, que será encenado no Teatro Popular de Rio das Ostras neste domingo, é uma adaptação de livro premiado
Rio das Ostras recebe neste domingo, dia 16, às 17h, o espetáculo infantil “O Homem que Amava Caixas”, com entrada franca. A peça é uma adaptação do premiado livro The Man Who Loved Boxes, do australiano Michael King, que aborda o delicado relacionamento de um homem introvertido com seu filho. Sem qualquer diálogo, em uma tocante declaração de amor, a obra demonstra como por meio de brincadeiras lúdicas e do silêncio, pai e filho conseguem passar o amor que sentem um pelo outro.
Na adaptação teatral encenada pela também premiada Artesanal Cia. de Teatro, o cenário é composto de caixas que se transformam em casa, montanha, castelo e aviões a partir da manipulação direta. Atores contracenam com objetos e bonecos embalados por uma trilha minimalista, especialmente composta para a peça e cantada ao vivo. O aspecto lúdico das imagens busca alcançar a “poesia visual” do livro de King.
Mais do que uma simples adaptação do livro, “O homem que amava caixas” é uma incursão no universo imagético e literário do autor, sendo pensado dentro de uma convergência de linguagens, principal linha de pesquisa da Artesanal Cia. de Teatro. Como resultado, uma mistura de atores, bonecos, máscaras e canto em um espetáculo de alto impacto visual que promete emocionar pessoas de todas as idades. O espetáculo é patrocinado pela Oi, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Elenco: Bruno Oliveira, Márcio Nascimento e Marise Nogueira
Desenho de luz: Jorginho de Carvalho
Musical original e desenho de som: Daniel Belquer
Preparação vocal: Débora Garcia
Cenário e adereços de cena: Karlla de Luca
Figurinos e adereços: Fernanda Sabino e Henrique Gonçalves
Máscaras: Marise Nogueira
Bonecos: Alexandre Guimarães e Marcos Nicolaiewsky
SERVIÇO:
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº – Centro
“O Homem que amava caixas”
Domingo, dia 16 de outubro, às 17h
Entrada franca
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo