Passeio ciclístico serve de aula ao ar livre em Rio das Ostras

Pelo menos 300 pessoas percorreram pontos da cidade em projeto que busca levar informações turísticas e ambientais

Encerrando a programação da Semana do Ambiente, promovida pela Prefeitura de Rio das Ostras, alunos, professores e pais pedalaram pela cidade, no último sábado, 8, conhecendo pontos turísticos e áreas de importância ambiental. Com uma grande adesão, o passeio reuniu pelo menos 300 pessoas, incluindo a secretária de Educação, Andrea Machado.
Segundo o professor Marcus Magarinho, um dos organizadores da iniciativa, a atividade tem um objetivo informativo e educacional, para que as crianças possam conhecer melhor a cidade onde moram; de saúde, estimulando a prática da atividade física; e ambiental, com o incentivo à preservação do meio em que vivem.
Animado por um carro de som, o trajeto começou na Câmara Municipal, passou pela sede da Prefeitura, pela Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Iriry, pelo emissário submarino, chegando à Praça da Baleia. Ao longo do percurso, os participantes ouviram relatos sobre a história de cada um desses pontos.
Participaram alunos de várias idades e segmentos da Rede Municipal de Ensino. Os menores de 12 anos precisavam ser acompanhados pelos responsáveis.
O passeio também contou com a participação das Secretarias de Turismo e do Ambiente, e da Guarda Municipal, responsável pela organização do trânsito, o que garantiu segurança aos ciclistas. O grupo BikeRO – Associação da Bike de Rio das Ostras também marcou presença.
NOVO PASSEIO – A pedalada do último sábado encerrou a Semana do Ambiente, realizada de 3 a 8 de junho, que reuniu uma programação com palestras, oficinas, mesa redonda, plantio de mudas, entre outras atividades. O passeio faz parte do projeto Conhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras, coordenado pela Secretaria de Educação. O objetivo da iniciativa é propiciar aos alunos da cidade conhecer seus pontos turísticos e construções importantes, vinculando a atividade física e o conhecimento ambiental. Um novo passeio deve acontecer em breve.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.