Pássaros silvestres apreendidos em Rio das Ostras são devolvidos à natureza

Aves resgatadas por guardas florestais após denúncia foram libertadas no Parque Municipal

Um gesto de amor e respeito foi praticado, mais um vez, em Rio das Ostras. Vários pássaros provenientes de apreensão ganharam liberdade no Parque Municipal, na manhã desta quarta-feira, dia 25. Um grupo de aproximadamente 40 idosos do programa Feliz Idade, da Secretaria de Bem-Estar Social, participou da soltura junto com funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano. Em ato simbólico, as gaiolas que mantinham as aves em cativeiro foram destruídas.
O secretário de Meio Ambiente, Ivan Noé Antunes, conta que a soltura de pássaros é uma prática comum da Administração Municipal, responsável pelos cuidados das aves apreendidas por guardas da Inspetoria de Proteção Ambiental – Inpa. “Depois de receberem o tratamento necessário pelos veterinários e biólogos da Secretaria, os passarinhos são devolvidos à natureza ou soltos no viveiro do Parque dos Pássaros, conforme suas condições”, explicou Ivan.
Há cerca de 15 dias, uma equipe da Inpa apreendeu treze pássaros silvestres na localidade Cantagalo, após denúncia anônima para o telefone 153. Ao todo, nove coleiros, dois canários da terra, um pixoxó e um bigodinho foram resgatados.
A Inspetoria de Proteção Ambiental é um órgão da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano. Cabe aos guardas que atuam nessa Inspetoria, fiscalizar irregularidades relacionadas ao meio ambiente, bem como agir, de acordo com a legislação ambiental.
A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano disponibiliza os números 199 e 153 para ligações gratuitas à pessoas que queiram fazer denúncias anônimas sobre pássaros ou animais que são mantidos em cativeiro.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.