Participantes da horta familiar fazem curso
Participantes da horta familiar fazem curso de aproveitamento integral dos alimentos
Os integrantes do Programa de Horta Familiar Orgânica do Pólo da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social, em Rocha Leão, participaram de oficina de aproveitamento integral dos alimentos. O curso foi ministrado pelo Núcleo de Educação Ambiental, uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação, com o objetivo de ensinar receitas nutritivas que evitem o desperdício.
Quem ministrou o curso foi o técnico agrícola Leandro Lima, que também orientou a implantação das hortas familiares e presta consultoria aos participantes do programa. “Nosso objetivo é ensinar receitas nutritivas que possam ser incorporadas ao cardápio dessas famílias”, afirma.
Uma das participantes do curso, Zenilda de Andrade Chaves, diz que jogava fora os talos e cascas de legumes e verduras, já que não sabia como aproveitá-los. “Descobri que têm muitos nutrientes e ainda rendem pratos bem saborosos”, enfatiza.
Depois de conseguir curar a anemia do filho Júlio César, de 6 anos, com a implantação da horta em sua casa, Sônia Maria da Silva agora espera fazer receitas mais diversificadas e melhores. “Estou plantando jiló, berinjela, pepino, abóbora, almeirão, mostarda, couve, cebola e coentro e espero fazer ótimos pratos”, conta Sônia.
FONTE: SECOM – PMRO.