Parque dos Pássaros celebra aniversário com programação diversificada

Parque dos Pássaros celebra aniversário com programação diversificada

Parque dos Pássaros Foto: Jorge Ronald
Parque dos Pássaros Foto: Jorge Ronald
Palestras, exposição e inauguração de presépio ecológico são algumas atrações do local, em Rio das Ostras

Nesta segunda-feira, dia 20, o Parque Municipal de Rio das Ostras comemora seis anos. Para celebrar o aniversário, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca preparou uma programação que começa a partir das 9h com palestras alusivas ao ano Mundial da Biodiversidade. Além disso, será inaugurado um presépio composto por esculturas feitas com restos de madeira em tamanho natural. O público presente assistirá ainda a uma apresentação de música instrumental e poderá visitar uma exposição de pintura e cerâmica, do projeto Natureza e Arte. A entrada é franca.

“A ideia de promover o evento partiu do corpo técnico da Secretaria. Queremos mostrar que mesmo com o segundo maior crescimento populacional do País, Rio das Ostras possui grandes áreas naturais e consegue fazer da preservação da natureza uma de suas prioridades”, disse o secretário de Meio Ambiente, Max Almeida.

O biólogo Jorge André, que na segunda, dia 20, fará uma palestra para abordar o tema “Áreas protegidas no município”, acrescenta: “É um orgulho saber que somos parte importante da biodiversidade do País, a maior do mundo”, declarou.   

Os temas palestrados pelos técnicos da Secretaria serão “Animais peçonhentos”, “Recuperação de áreas degradadas, manejo e enriquecimento da biodiversidade da Mata Atlântica e Restinga”, “Ocorrência de tartarugas marinhas na região costeira de Rio das Ostras” e “Diversidade de aves no município”.

BIODIVERSIDADE – O município de Rio das Ostras possui quatro Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da lagoa de Iriry, Monumento Natural dos Costões Rochosos, Área de Relevante Interesse Ecológico de Itapebussus e o Parque Natural Municipal dos Pássaros. Além dessas áreas, parte da Reserva Biológica União está em Rio das Ostras, que também tem influência na APA do rio São João.

O Parque dos Pássaros de Rio das Ostras possui o maior viveiro da América Latina. No local habitam 190 pássaros de 50 espécies nativas, que podem ser conhecidos detalhadamente, assim como a trilha no Parque, por meio do espaço Web Ambiental.

O Parque é aberto de terça a domingo, de 9h às 17h. Visitas guiadas de grupos devem ser agendadas pelo telefone 2760-6739 ou 6920.

RECESSO – Nos próximos dias 24, 25, 31 e 1 o Parque dos Pássaros estará fechado. Nos domingos, 26 de dezembro e 2 de janeiro, o espaço funcionará normalmente.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.