Pássaros silvestres são resgatados em Rio das Ostras

Autoridades fazem operação após denúncia a Inspetoria de Proteção Ambiental
Na tarde desta terça-feira, dia 16, guardas da Inspetoria de Proteção Ambiental (Inpa) da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano e do Batalhão de Polícia Florestal, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, resgataram 15 pássaros silvestres em uma residência em Costazul. A operação foi programada após uma denúncia ao Inpa. As aves foram encaminhadas ao Parque dos Pássaros de Rio das Ostras, onde ficarão em quarentena. O proprietário foi conduzido a 128ª Delegacia Legal e responderá por crime ambiental, além de ter que pagar uma multa que pode chegar a R$7,5 mil.

Entre os pássaros encontrados tinha os das espécies tiziu, sanhaço, tico-tico, canário da terra e trinca ferro. Este último chega a valer até R$6 mil, montante que, segundo o inspetor de Segmento da Inpa, Tenente Rangel, influencia o tráfico de aves silvestres. “No caso específico dessa operação não se pode caracterizar tráfico porque não houve flagrante”, observou Rangel.

Com a supervisão da Secretaria de Meio Ambiente, as espécies foram recolhidas de dentro dos viveiros e direcionadas para o Parque dos Pássaros. “No local receberão tratamento e ficarão em observação pelos técnicos, até que possam ser encaminhados para o Centro de Triagem do Ibama”, informou o biólogo Flávio Fontes.

Segundo os policias do Batalhão Florestal, pessoas que mantém pássaros em cativeiro sem autorização podem ser autuadas através da Lei de crimes ambientais 9605, artigo 29.

Denúncias devem ser feitas pelos telefones do Batalhão de Polícia Florestal, 22 2774-8372 ou da Guarda Municipal, 153. A identidade da pessoa é preservada.


Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.