Parceria entre Secretaria de Esportes e Casa da Educação vai beneficiar alunos da rede municipal
Alunos com necessidades especiais recebem aulas de natação em Rio das Ostras
Graças a uma parceria entre as Secretarias de Esporte e Lazer e a de Educação, por meio da Casa da Educação, os alunos da rede municipal de de Rio das Ostras de ensino com algum tipo de deficiência poderão ingressar no projeto Superar Acqua, uma nova modalidade de natação adaptada. O objetivo é promover qualidade de vida, incentivar a prática desportiva, contribuir no processo de socialização e integração à sociedade, melhora das potencialidades individuais com ganho de mobilidade, habilidade e independência para as atividades da vida diária.
A Casa de Educação será responsável pela triagem e encaminhamento dos alunos ao Projeto Superar Acqua. Elas passarão pela avaliação e serão encaminhados à matrícula para início das aulas, que serão realizadas na Piscina do Parque da Cidade, no Nova Cidade..
Com o objetivo de fortalecer os laços desta parceria, a Casa da Educação promoverá uma festa junina de integração colegial, prevista para os dias 8 e 9 de julho. Estarão envolvidos os alunos matriculados, pais e responsáveis,
Os recursos angariados serão revertidos para o Projeto, com o objetivo de ajudar na compra de materiais e acessórios, principalmente para a categoria infanto-juvenil, para a prática e a dinâmica das aulas de natação adaptada.
Superar Acqua – O Projeto prevê aulas de natação adaptada para pessoas portadoras de deficiências e necessidades especiais. Essa natação é compreendida como a capacidade do indivíduo para dominar o elemento água, deslocando-se de forma independente e segura sob e sobre a água, utilizando toda sua capacidade funcional, residual e respeitando suas limitações. A água apresenta propriedades que facilitam a locomoção sem grande esforço, pois sua propriedade de sustentação e eliminação quase que total da força da gravidade, alivia o estresse sobre as articulações que sustentam o peso do corpo, auxiliando no equilíbrio estático e dinâmico, propiciando dessa forma maior facilidade de execução de movimentos que, em terra, seriam muito difíceis ou impossíveis.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo