Parceria entre Rio das Ostras e Casimiro de Abreu busca soluções para ensino remoto

Rio das Ostras e Casimiro de Abreu compartilham as boas práticas de ensino remoto que têm desenvolvido em suas respectivas redes públicas municipais de ensino durante o período da pandemia.

Na quarta-feira, dia 7, técnicos das secretarias de Educação das duas cidades se reuniram para apresentar as suas experiências.

No início do encontro, a coordenadora pedagógica Waldinéia Barbosa relatou a dinâmica das aulas remotas no município de Rio das Ostras. Citou a plataforma Evirtu@L Aluno como uma das estratégias da gestão para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. A educadora ainda explicou que as apostilas impressas também ficam à disposição nas unidades de ensino para os responsáveis retirarem, caso não tenham acesso ao material online.

A interação professor-aluno foi outra temática debatida durante a reunião. Unanimidade entre os coordenadores dos dois municípios é o grande esforço de professores em driblar dificuldades e ministrar aulas, seja por meio de mensagens na plataforma ou por aplicativos de redes sociais.

“As unidades de ensino escolhem as melhores estratégias para alcançar os seus alunos. Os professores têm se disponibilizado e vemos trabalhos incríveis em vídeos no Youtube ou troca de mensagens pelo Whatsapp”, contou Elaine Ieker, coordenadora do 1º e 2º anos de escolaridade de Rio das Ostras.

Para a subsecretária pedagógica de Rio das Ostras, Dayse Bastos, a troca de experiências entre os municípios, que por vezes atendem a públicos muito parecidos, por terem alguns bairros limítrofes, é fundamental. “É uma força-tarefa para solucionarmos questões que nos afligem diariamente”, destacou.

Na opinião da coordenadora pedagógica Thais Lopes, de Casimiro de Abreu, os dois municípios têm vivido um desafio muito grande, mas contam com professores comprometidos. “A maior dificuldade é aprimorar o acesso de alguns alunos. É muito bom ouvir o relato de vocês, de Rio das Ostras, e, com certeza, cresceremos juntos”, afirmou.

Rio das Ostras esteve representado na reunião por Dayse Bastos, Waldinéia Barbosa, Mara Sampaio, Elizabeth Mainent e Elaine Ieker. De Casimiro de Abreu, participaram as coordenadoras Poliana Ramos, Betânia Marchon, Thais Lopes, Rogéria Valadão, Renata dos Santos e Rosângela Ferraz.

GESTÃO COMPROMETIDA – Em fevereiro, uma reunião entre os gestores educacionais de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu iniciou a parceria entre as duas cidades. A política do setor em meio à crise sanitária foi o tema abordado no encontro, que contou com a presença do prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba.

Também estiveram presentes nessa primeira reunião o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, Maurício Henriques, acompanhado das subsecretárias administrativa e pedagógica, Hionar Miranda e Dayse Bastos, respectivamente; a secretária de Educação de Casimiro de Abreu, Tatiana Alzeman, e a subsecretária da pasta, Valcimar Rangel.

 

FONTE: ASCOMTI – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.