Panificadores são capacitados em Rio das Ostras
Criar um novo conceito de qualidade para o setor de panificação de Rio das Ostras.
Este foi o objetivo do Seminário que aconteceu na tarde desta quarta, 24, no auditório da Secretaria de Turismo entre membros do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Niterói, São Gonçalo e Rio das Ostras com donos de padaria de Rio das Ostras e estudantes da Padaria Escola. Foram quatro palestras que abordaram assuntos importantes como atendimento, higienização, segurança do trabalho e qualidade da matéria prima.
Foi apresentada neste Seminário a primeira parte do Plano de Atenção para Desenvolvimento do Setor de Padarias e Confeitarias. Essa pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto de Panificação do Estado do Rio de Janeiro em união com a revista Tecnoplan. O evento também foi importante para aproximar os alunos da Padaria Escola, mantida pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, das empresas empregadoras.
Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Virgilio Lagrimante, Rio das Ostras precisa realizar mais ações para os panificadores. “A qualidade do produto não está apenas em sua produção propriamente dita. O valor agregado está relacionado ao atendimento, à higienização e, principalmente, à qualidade da matéria-prima utilizada. Não basta a técnica”, relata.
Elizabeth Furtado é dona de padaria há 28 anos e elogia a iniciativa. “Quem quer ficar no mercado precisa buscar novas ferramentas, conceitos e novidades. Sempre prezei pela qualidade de meus produtos e vejo que realmente é isso que fideliza meus clientes. Estou aqui para entender melhor essa engrenagem e avaliar se estou no caminho correto e o que preciso me aperfeiçoar”, explica.
Segundo o presidente do Sindicato de Panificação de Niterói, São Gonçalo e Rio das Ostras, Sergio Carlos Bousquet, atentar às exigências do público é primordial. “Hoje os clientes estão cada vez mais exigentes e atentos aos seus direitos. Nossos estudos foram feitos em cima do que eles esperam e desejam de seus produtos. Precisamos deles”, conta.
Ao final do Seminário, os participantes passaram por uma oficina de experimentação patrocinada por diversas empresas do ramo.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo