Palestra sobre Saúde da Mulher lota auditório do Parque dos Pássaros

Homens também participaram de “aula” sobre o universo feminino

Uma plateia formada por mulheres e homens encheu o auditório do Parque dos Pássaros na noite do dia 18, do início ao final da palestra sobre Saúde da Mulher, ministrada pelo médico André Gervásio, especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Embora o tema tenha sido direcionado às especificidades da anatomia e doenças femininas, o ginecologista falou sobre alimentação saudável e atividades físicas como, por exemplo, a natação no mar, projeto da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura, citado por ele como uma opção para os moradores de Rio das Ostras terem mais qualidade de vida.  

A opinião de muitas pessoas presentes foi que a palestra se pareceu a “uma verdadeira aula”. “Com desenvoltura, carisma, segurança e uma boa dose de humor o doutor André Gervásio conseguiu explicar para todos a importância de nos conhecermos e priorizarmos a saúde”, disse a bióloga Rosemaria Freitas, de 49 anos.

Sobre isso, o médico opina que, pela sua experiência de 10 anos na área, as mulheres estão se conhecendo cada vez mais. Ainda sim, o ginecologista destaca a importância dos cuidados diários como o autoexame, já que por meio dele é possível se prevenir do câncer de mama; e a ginástica para fortalecer o períneo e evitar problemas como “queda” da bexiga.

André Gervásio alertou também sobre o exame de mamografia, que deve ser realizado sempre que o médico solicitar ou anualmente, a partir dos 40 anos, e ainda a partir dos 35 anos, quando houver histórico de casos de câncer em alguém da família.  

Um outro subtema abordado durante o evento no Parque dos Pássaros foi o vírus HPV e a vacina para evitá-lo. Segundo o médico, existem 98 tipos desse vírus, embora apenas dois causem o câncer de colo de útero.  “A realização do preventivo é fundamental para diagnosticar alguma alteração que possa levar à doença. A vacina para mulheres entre 9 e 26 anos também é recomendada como prevenção”, diz complementando que a melhor idade para recebê-la é antes da fase sexual.

PARCERIA – A palestra foi organizada pela Associação Médica de Rio das Ostras (Assomero), com o apoio da Associação de Moradores do Jardim Mariléia (Amomar) e da Prefeitura de Rio das Ostras.

O presidente da Assomero, Alberto Baldez, destacou que as ações da atual gestão são voltadas para estreitar e humanizar a relação entre os médicos do município, a população e o Poder Público. Ele anunciou que uma série de palestras começou a ser realizada de modo que consiga atingir esse objetivo.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.