Palestra e capacitação marcam Dia da Síndrome de Down em Rio das Ostras
O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, foi comemorado antecipadamente em Rio das Ostras.
Na última sexta-feira, 19, educadores da Cidade puderam participar da palestra virtual “O estudante com Síndrome de Down: necessidade e possibilidades na escola contemporânea”, ministrada pela doutora Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro, professora adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Para a mediadora do encontro e servidora da Divisão da Educação Especial / Inclusiva do Município, Thatyana Machado, é importante dialogar a respeito das características dos alunos com Síndrome de Down. “Antes de qualquer coisa, é preciso enxergar cada um como ser humano e como pessoa que tem desejos e vontades próprias, que tem sonhos, potenciais e habilidades”, explicou.
Segundo Thatyana, a sociedade precisa ver a escola como o espaço no qual as particularidades de cada aluno são valorizadas. Respeitando essas características individuais, os educadores podem “traçar estratégias adequadas para que os alunos com Síndrome de Down consigam se desenvolver plenamente em todas as áreas”.
CAPACITAÇÃO – O Departamento de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação e a Divisão de Educação Especial / Inclusiva realizaram a capacitação com duas horas de duração e 100 vagas. Participaram do curso professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, além de auxiliares educacionais.
Dentro os conteúdos abordados pela capacitação constavam definição do que é deficiência intelectual, características de alunos com Síndrome de Down, mitos e verdades a respeito da Síndrome de Down, possibilidades educacionais para estudantes com deficiência intelectual e estratégias em tempo de ensino remoto.
“A professora Cristina Mascaro desmistificou alguns pré-conceitos elaborados socialmente a respeito da deficiência intelectual e Síndrome de Down, e nos motivou a buscar estratégias apropriadas para esse período de pandemia que estamos vivenciando”, destacou Thatyana.
HORÁRIO EXTRA – Diante do grande interesse do público-alvo, o Departamento de Formação Continuada abriu um horário extra, com mais 100 vagas, para a palestra online de mesmo tema ministrada pela doutora Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro. O encontro aconteceu na segunda-feira, dia 22, de 15h às 17h.
HOMENAGEM E ACOLHIMENTO – As unidades escolares também participaram do movimento do Dia Internacional da Síndrome de Down. Por meio de fotos, vídeos e chamadas de vídeo, professores, familiares e alunos sentiram-se acolhidos e abriram o debate sobre inclusão na escola e na sociedade.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.