Palestra do Sebrae orienta microempreendedores de Rio das Ostras
Encontro gratuito fornece orientações para quem deseja se tornar um microempreendedor individual
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rio das Ostras, em parceria com o Sebrae, promove no dia 16, a partir das 15 horas, a palestra “Nunca foi tão fácil legalizar seu Negócio”, no Auditório da Secretaria de Turismo. Ministrada pelo consultor do Sebrae Edgar Barreto, o encontro, gratuito, irá fornecer as informações para quem deseja se tornar um microempreendedor individual (MEI).
“O objetivo é dar as orientações necessárias para que os interessados possam se legalizar como pequenos empresários. Vamos detalhar a documentação necessária para a inscrição do MEI e a importância do planejamento para o sucesso do negócio. Também serão explicadas as principais diferenças entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica e os benefícios disponíveis para quem é microempreendedor individual”, explica a consultora do Sebrae Silvia Andrea Romão.
OFICINAS – Nos meses de agosto e setembro, o Sebrae vai oferecer oficinas voltadas aos empresários da cidade, no auditório da Secretaria de Turismo. De 6 a 14 de agosto, será abordado o tema “Atendimento ao Cliente” e, de 18 a 26 de setembro, “Estratégias de Vendas” para microempreendedores no Município.
Batizadas de “Clínicas Tecnológicas”, as oficinas custam R$ 150 e associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio das Ostras têm 10% de desconto. Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelos telefones 2762-9419 e 2771-6425.
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) – É a pessoa que trabalha por conta própria e quer se legalizar como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual é necessário faturar até R$ 60.000 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
O MEI também pode ter um empregado contratado que receba salário mínimo ou o piso da categoria. O pequeno empresário tem acesso a benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros direitos.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo