Pai e filha lançam livro infantil para crianças em vulnerabilidade social
Ação aconteceu nesta quarta, 12, no Teatro Municipal de Rio das Ostras
Scartella Cristata é o nome científico da peixinha que mora numa poça do Costão Rochoso, em Costazul, em Rio das Ostras. Ela achava que todas as possibilidades de vida só existiam dentro daquela poça. Essa história foi escrita por Maya Costa, de 10 anos, e por seu pai, o professor Rafael Costa. O livro “Sacartella cristata – A princesa da poça” teve seu lançamento na tarde desta quarta, dia 12, no Teatro Municipal Joel Barcellos. Na plateia, cerca de 50 crianças do Centro Integrado de Convivência – CIC, que ganharam um exemplar autografado pelos autores.
O lançamento faz parte da programação de aniversário de 31 anos de Rio das Ostras e teve a parceria da Secretaria de Assistência Social, Fundação Rio das Ostras de Cultura e Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação. Além do lançamento do livro, as crianças assistiram a peça do Macaco Malaquias apresentada pelos alunos do Centro de Formação de Música, Dança e Teatro. Em seguida, fizeram uma visita guiada pelo teatro para conhecerem o camarim e a parte técnica de som e iluminação. Para a maioria das crianças, essa foi a primeira vez que participavam de um evento desse porte.
“Hoje a Maya não só fez o lançamento de seu livro, mas mostrou para tantas crianças que é possível ser o que elas desejarem. Vivemos num momento em que a violência vem ganhando espaço nas escolas, mas as coisas boas são infinitamente maiores. A escola, o esporte e a arte são espaços de possibilidades”, disse Eliara Fialho, secretária de Assistência Social.
A cada apresentação, cada texto dos atores ou explanação dos autores do livro, a plateia vibrava com aplausos e participação com intervenções. Para Kyan Santos foi uma grande oportunidade. “Eu nunca tinha vindo neste teatro e não tinha assistido uma peça com atores de verdade. Quando soube que a autora do livro tinha somente 10 anos, fiquei impressionado. Porque ela me abriu possibilidades”, contou.
Para a jovem escritora, que aproveitou a tarde de autógrafos para dar entrevistas para a equipe de reportagem da Prefeitrua, a experiência também foi inédita. “Estou muito feliz e emocionada de estar neste lugar”, disse Maya Costa.