Padaria Escola de Rio das Ostras forma turmas de Padeiro e Confeiteiro
Escola, fruto da parceria da Prefeitura com a Firjan, oferece qualificação profissional
“Acreditem em vocês, acreditem na oportunidade. Precisamos mudar de atitude e dar o primeiro passo. Se vocês não tivessem o desejo de aprender de nada iria adiantar”. Esse foi o conselho do prefeito Sabino aos 33 alunos das turmas de Padeiro e Confeiteiro na cerimônia de formatura realizada nesta segunda-feira, dia 27, com a presença de convidados. O evento também marcou o início das aulas de três novas turmas – duas de Padeiro e uma de Confeiteiro – com 75 alunos, que começam nesta terça, 28.
Para o prefeito, a Padaria Escola, mantida pela Prefeitura em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, oferece a qualificação profissional necessária para mudar a realidade dos formandos. “A determinação dos professores e alunos vem transformando a Padaria Escola em referência em qualificação. Queremos que as famílias vivam com dignidade em nossa cidade. Dessas turmas sairão futuros empreendedores”, destacou Sabino, que esteve no evento, acompanhado do vice-prefeito, Gelson Apicelo, e de secretários municipais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário de Almeida, ressaltou a excelência dos cursos oferecidos. “Essa parceria da Prefeitura com o Senai nos permitiu realizar cursos que asseguram a qualidade do ensino profissionalizante no município. As aulas – práticas e teóricas – formam cidadãos com condições de conquistar uma boa posição no mercado de trabalho, com qualificação e conhecimento”, disse.
Segundo o coordenador pedagógico do Senai, Jefferson Correa de Souza, atualmente existe uma forte demanda por mão-de-obra qualificada em todo o país. “As empresas buscam o profissional com a chancela do Senai. Esta parceria da Firjan com a Prefeitura é bem sucedida. Prova disso é que nossos formandos têm uma excelente receptividade nas empresas.”, completou.
Débora Cordeiro de Almeida, 24 anos, formanda do curso de Confeitaria, já sonha com o primeiro emprego na área. “O curso foi completo e com muito conteúdo. Possibilitou uma visão ampla do setor. Estou pronta para abraçar a profissão”, afirmou empolgada.
O empreendedor Roger Cunha Oliveira comprou uma padaria há poucos meses e descobriu a necessidade de colocar a “mão na massa” para administrar o pequeno negócio. “Não entendia nada de padaria. Tive que correr atrás. O curso foi excelente. Aprendi na prática tudo que precisava”.
EMPREGO – Ao longo de três meses, foram 300 horas de aulas práticas e teóricas. Além dos cursos de Padeiro e Confeiteiro, no local é oferecido curso de cozinheiro industrial. Dos 33 formandos, 10 já estão empregados na área. Os outros profissionais foram cadastrados no Banco de Empregos do Município.
Após o evento, os convidados participaram de um coquetel preparado pelos próprios formandos. Também participaram da formatura o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Lagrimante; e o vice-presidente da Associação de Moradores de Nova Cidade, Edimilson Leal.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo