Orquestra Kuarup lança DVD

Orquestra Kuarup, programa da Fundação Rio das Ostras de Cultura, lança DVD

A Orquestra Kuarup Sopros & Cordas, um dos programas da Fundação Rio das Ostras de Cultura, fará o lançamento do seu segundo DVD no dia 13 de dezembro, às 20h, na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro. Esse novo trabalho foi gravado ao vivo no Teatro Popular de Rio das Ostras há dois meses, no dia 12 de outubro, durante as comemorações dos cinco anos daquela casa de espetáculos. O repertório reuniu clássicos da MPB que vão desde "Maria Maria" ao "Trenzinho Caipira".

A Kuarup foi uma das primeiras manifestações artísticas da cidade, ensaiando em praça pública, com instrumentos doados pela comunidade. Após a criação da Fundação Rio das Ostras de Cultura, a orquestra passou a ser um dos programas desenvolvidos pela instituição, recebendo instrumentos novos, regentes qualificados e, principalmente, ensino teórico de música.

Para possibilitar a profissionalização dos integrantes da orquestra, a Fundação criou a Casa da Música, atual Curso de Música Geraldo Carneiro, que hoje oferece ensino técnico a jovens e adultos. O nome Kuarup vem de um ritual indígena de origem tupi-guarani no qual os mais velhos da tribo passam aos jovens as tradições do seu povo.

O projeto se transformou em programa da Fundação, gerador de renda, fomentador de produtos musicais do município e formador de platéia. Gerou também uma escola de Luteria com financiamento da Unesco e formou 18 reparadores de violão. Atualmente, produz instrumentos de corda com o selo Rio das Ostras.

A orquestra possui um CD gravado com composições próprias e um DVD. Em sua bagagem constam apresentações na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, no Teatro Trianon, em Campos dos Goytacazes, no Encontro de Orquestras com Martinho da Vila, uma realização da Fundação Rio das Ostras de Cultura, no Festival de Jazz realizado pela Prefeitura de Rio das Ostras acompanhando David Gang, Paulo Moura, além de várias participações em festivais de música.

Em 2004, esteve na Alemanha para um intercâmbio com a escola de música Musikchule de Tübingen. No ano seguinte, quando a escola de música alemã veio a Rio das Ostras, a Kuarup retornou à Sala Cecília Meireles para uma apresentação conjunta com a Musikchule de Tübingen.

Os ensaios da orquestra acontecem terças e quintas-feiras, das 18h às 20 h, no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, localizado na Praça José Pereira Câmara, s/nº, no Centro de Rio das Ostras.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.