Operação Lei Seca conscientiza motoristas na festa de aniversário de Rio das Ostras
Cadeirantes alertam motoristas para não misturar álcool e direção
No Brasil mais de 500 mil pessoas ficam feridas e 62 mil morrem todos os anos em acidentes de trânsito. O país gasta, anualmente, mais de 40 bilhões de reais com despesas médicas e seguros previdenciários com as vítimas. Pensando em mudar essas estatísticas é que o Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua Secretaria de Governo, decidiu criar em março de 2009 a Operação Lei Seca.
Uma das equipes do programa estadual esteve em Rio das Ostras durante as comemorações do 20º aniversário do município e ficou instalada no interior do Parque de Exposições. Os integrantes conscientizavam sobre os riscos de misturar álcool e direção. “Com palestras em universidades, empresas, sindicatos e outras instituições nós buscamos o entendimento dos motoristas para que não assumam a direção de um veículo caso tenham consumido álcool. Buscamos a sensibilização e a conscientização por meio da participação efetivas dos cadeirantes”, destacou Vitor Paradizzo, um dos coordenadores da operação.
“Não somos contra a bebida. Somos a favor da vida, por isso dizemos aos frequentadores de bares, restaurantes, casas de shows e eventos como esse que, se desejarem beber, utilizem transporte público, táxi, ou que elejam os amigos da vez, para que nunca dirijam antes de beber”, comentou um dos cadeirantes.
Desde que foi lançada, em 2009, a Operação Lei Seca tem contribuído significativamente para a redução de acidentes de trânsito. Até março deste ano, ou seja, três anos após o trabalho de conscientização que vem sendo feito por sete equipes em todo o Estado do Rio de Janeiro, houve uma redução de 32% nos índices de acidentes.
Na região, outras operações já aconteceram em Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. Em Rio das Ostras outras blitz da Operação Lei Seca, desta vez com fiscalização e aplicação de penas previstas pelo Código de trânsito Brasileiro, acontecerão em parceria com a Guarda Municipal. Portanto, vale a lembrança de que álcool e direção não se misturam.
FONTE: SECOM – PMRO.