Olimpíadas Especiais da Apae são abertas em Rio das Ostras
Até domingo, dia 27, atletas de 25 delegações disputam dez modalidades no Centro Esportivo Chico Leite e no Parque Aquático da Academia Dejamo
Atletas de 25 delegações do Estado do Rio de Janeiro participaram na manhã desta sexta-feira, dia 25, da abertura da VI Olimpíadas Especiais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Centro Esportivo Chico Leite, no Village.
Na solenidade, com desfile das delegações, estiveram presentes o prefeito Sabino, secretários municipais, autoridades e membros das comissões técnicas. As competições continuam em Rio das Ostras até domingo, dia 27, com a participação de 273 atletas.
Em um clima de muita emoção, os atletas acompanharam, no Centro Esportivo, o acendimento da tocha olímpica e apresentações de dança e ginástica rítmica. Em seu juramento, se comprometeram a superar os obstáculos das provas com dedicação e perseverança.
Ao iniciar a solenidade, o prefeito Sabino deu as boas-vindas aos atletas e comissões técnicas, parabenizando a dedicação dos profissionais das Apaes de todo Estado. “Estaremos sempre à disposição. Rio das Ostras é de vocês. Aos nossos assistidos, força e vitórias”, acrescentou.
“Temos orgulho de sediar um evento tão importante em nossa cidade. Para o Departamento de Paraesporte, que tem apenas três anos, é um grande aprendizado. Em pouco tempo tivemos grandes conquistas, como a nossa participação nos Jogos Mundiais da Special Olympics, realizados em Los Angeles. Com certeza, iremos motivar nossas crianças e jovens com necessidades especiais”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge.
De acordo com o presidente da Federação das Apaes do Rio de Janeiro (Feapaes –RJ), Hélio Torres da Silva, a disputa revela o potencial dos atletas das Associações. “Esta é uma seletiva para a Olimpíada Nacional, que acontece em dezembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Agradeço o apoio de todos, em especial da secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras”, afirmou.
ORGULHO DE MÃE E DIRIGENTE – Na arquibancada, uma das mães mais emocionadas era Elenice Martinet, presidente da Apae de Búzios e mãe dos jovens Douglas, Deyvid e Clayton, que estão inscritos para as competições de natação. “Esta é uma Olimpíada Estadual. Temos integrantes de vários municípios. Daqui sairão os representantes da etapa nacional. É muita responsabilidade. Meus filhos vão saber mostrar seu valor”, ressaltou, orgulhosa.
E motivos não faltam para Elenice comemorar. Nos Jogos Mundiais de Los Angeles, seu filho Douglas ficou em quinto lugar na modalidade travessia em mar aberto, um resultado celebrado pela direção da Special Olympics do Brasil.
“Receber a etapa estadual das Olimpíadas Especiais da Apae é prova do amadurecimento do trabalho realizado pelo Departamento de Paraesporte da Prefeitura. Muitas crianças assistidas pela Apae da município integram o Programa. O evento dá credibilidade e projeção nacional para as ações desenvolvidas por nossa equipe”, também comemorou Fábio Coboski, diretor do Departamento de Paraesporte da Prefeitura.
MODALIDADES – Durante a VI Olimpíadas Especiais das Associações da Apae, serão disputadas dez modalidades específicas: atletismo, tênis de mesa, judô, ginástica rítmica, futsal, futebol 7, basquete, handebol e capoeira.
As provas acontecem no Centro Esportivo Chico Leite, fora a competição de natação, que está programada para o Parque Aquático da Academia Dejamo, no Jardim Mariléa.
PROGRAMAÇÃO
Sexta – Dia 25 de setembro
CENTRO ESPORTIVO CHICO LEITE
9h – Cerimônia de abertura – Roda de capoeira (competição)
14h – Futsal Masculino/Feminino e Handebol Masculino/Feminino
Sábado – Dia 26 de setembro
AQUÁTICA DEJAMO – 8h – Natação
CENTRO ESPORTIVO CHICO LEITE
8h – Atletismo
9h – Futebol de sete e Ginástica Rítmica
10h – Tênis de mesa
14h – Atletismo e Basquetebol
Domingo – Dia 27 de setembro
CENTRO ESPORTIVO CHICO LEITE
8h – Finais Futsal Masculino/Feminino e Finais Handebol Masculino/Feminino
10h – Cerimônia de encerramento e premiação
—
Departamento de Jornalismo