Olimpíada do Conhecimento estimula o aprendizado dos alunos de Rio das Ostras
Jogo é voltado para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino
Despertar o espírito olímpico nos estudantes por meio de um jogo interdisciplinar é o objetivo do novo projeto da Casa de Educação de Rio das Ostras.
A primeira etapa da Olimpíada do Conhecimento foi realizada nas unidades de ensino envolvendo estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na próxima quinta-feira, 4, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, acontece a etapa final, reunindo as equipes campeãs de cada escola.
A Olimpíada do Conhecimento é um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas em oito disciplinas baseadas no Referencial Curricular de Rio das Ostras (Recro). Todo o projeto foi desenvolvido pela equipe de Acompanhamento Pedagógico da Casa de Educação.
“Queremos oferecer aos nossos alunos momentos de aprendizagem significativa. Utilizamos o jogo e o espírito olímpico de integração como meio de promoção do conhecimento, desenvolvendo um trabalho em equipe”, explica Dayse Teixeira Bastos, diretora do Departamento de Acompanhamento Pedagógico da Casa da Educação.
Segundo Thiago Jandre Garcia, coordenador de Anos Finais da Casa da Educação, o projeto vem possibilitando a maior integração dos estudantes. “A Olimpíada do Conhecimento promove a reflexão sobre valores olímpicos como a lealdade, a parceria, o trabalho em equipe e a ética”, reforça Thiago.
Na última terça-feira, dia 26, foi a vez da Escola Municipal Nilton Balthazar realizar a primeira etapa do jogo, reunindo alunos dos Anos Finais. A etapa foi coordenada pela diretora adjunta da unidade de ensino, Marcela de Souza Ferreira, com a colaboração da equipe da Casa da Educação.
“Esse jogo trouxe animação e entusiasmo no grupo que foi selecionado para participar. O conteúdo, didaticamente elaborado pela equipe da Casa de Educação, permitiu que alunos do 6° ao 9° ano pudessem estar lado a lado na disputa, um ajudando o outro. O trabalho com os Anos Finais necessita de iniciativas como essa que exploram conteúdos indispensáveis no processo de aprendizagem”, elogia Marcela.
Todos os estudantes da Escola Nilton Balthazar envolvidos na Olimpíada do Conhecimento também gostaram da iniciativa. Foi o caso de Laís Herculano, do 7º ano do Ensino Fundamental, que disse que o jogo estimulou o aprendizado “de forma animada e divertida”.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social