Oficina leva cultura de paz aos alunos da Rede Municipal de Rio das Ostras

Parceria dos projetos Saúde na Escola e Educar pela Paz atua na prevenção à violência e ao uso de drogas entre os jovens

Promover a cultura de paz entre os adolescentes é um dos objetivos do Projeto Saúde na Escola (PSE) em Rio das Ostras.

Coordenado pelas secretarias de Educação e Saúde, o PSE vem realizando oficinas de combate à violência e prevenção ao uso de drogas em parceria com o Projeto Educar pela Paz, no qual atua o MC Natan, que já abriu show do rapper Gabriel Pensador.

A oficina percorre as 21 unidades de Ensino da Rede Municipal que integram o PSE e, na última sexta-feira, dia 15, esteve no Colégio Municipal Professora América Abdalla. “Achei a oficina muito maneira e gostei de conhecer a história do MC Natan, ver como é possível mudar na vida quando a gente tem fé”, afirmou o estudante Cristiano Tavares, de 15 anos. “Precisamos acreditar e estudar para realizar nossos sonhos”, enfatizou o aluno Pabrício Vieira, também de 15 anos.

O Projeto Educar pela Paz foi idealizado por Natan Louzada, o MC Natan, em parceria com Francisco Rafael Santos, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Conciliando a cultura do hip hop com princípios cristãos como a promoção da fraternidade e da paz, o Projeto começou em 2011. Ao longo desse tempo, se apresentou em várias cidades fluminenses e outros estados, além da Alemanha.

“Minha história é de superação. Eu não gostava de estudar, mas, ao descobrir o rap, percebi a importância de conhecer bem a Língua Portuguesa. A minha professora me ajudou muito. Com o projeto, levamos essa mensagem de que é possível mudar e damos esperança aos jovens. Muitos nos procuram no final da oficina para falar que querem mudar de vida”, contou o MC Natan, de 21 anos.

 

SAÚDE NA ESCOLA – Em Rio das Ostras, o Programa Saúde na Escola (PSE) reúne uma equipe multidisciplinar com profissionais da Saúde e Educação, além de contar com parcerias com a Universidade Federal Fluminense, com MC Natan, entre outras. O PSE contribui para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, além de enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

 

 

FONTE: 

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.