Obras de saneamento em Rio das Ostras contribuem para qualidade de vida

População reconhece os benefícios dos investimentos feitos pela Prefeitura

Uma das prioridades da Administração Municipal de Rio das Ostras são os investimentos em infraestrutura. Nos últimos sete anos, a Prefeitura realizou grandes obras de saneamento, drenagem das águas e urbanização em várias áreas da cidade, em especial, em bairros onde os alagamentos eram constantes, como Cidade Praiana e Âncora.
De acordo com a Secretaria de Urbanismo e Obras, cerca de 80% da área territorial do município possui saneamento básico, levando-se em conta os quesitos água, esgoto, drenagem, coleta de lixo e pavimentação.
Entre as obras de saneamento que estão acontecendo atualmente, vale destacar mais uma no Âncora, onde cerca de mil moradores estão sendo beneficiados. O investimento contempla não só essa localidade, mas diversas outras com a construção de calçadas com acessibilidade e instalação de caixas de inspeção nas residências, além de ligações do esgoto desses domicílios à rede coletora.
Moradores da Rua das Acácias, Elizete Azevedo e Genualdo Rangel contam que já passaram por situações difíceis com o transbordamento do esgoto de sua residência. “Agora melhorou bastante. Fico muito feliz porque não vou mais me preocupar com o esgoto retornando para a nossa casa”, disse Elizete.
A Secretaria de Urbanismo e Obras começou o trabalho no Âncora, mas vai estendê-lo ao Cláudio Ribeiro, Jardim Campomar, Jardim Mariléa, Mariléa Chácara, Village, Jardim Atlântico, Recreio, Liberdade, entre outras.
Vale ressaltar que os moradores de Costazul e Nova Esperança em breve passarão a usufruir de investimentos em saneamento e os habitantes de Rocha Leão já contam com a segurança de terem seu esgoto tratado. Na última semana, a Estação de Tratamento foi ativada pelo Departamento de Saneamento.
De 2005 a 2011 foram investidos mais de R$ 1 bilhão em obras de distribuição de água, aproximadamente 200 quilômetros de rede de tratamento de esgoto e ainda mais de 200 quilômetros de pavimentação.
Dentro desses investimentos está o projeto de esgotamento sanitário – um dos mais modernos do País – que contempla a cidade com a criação da Estação de Tratamento de Esgoto, um emissário submarino e terrestre, além das estações elevatórias e duas bacias de retenção, com capacidade para armazenar 15 milhões de litros de água para auxiliar em casos de enchente. Toda essa infraestrutura foi possível porque a Prefeitura, em 2007, realizou para a população de Rio das Ostras a primeira Parceria Público-Privada em saneamento do País, beneficiando milhares de famílias, com mais saúde e qualidade de vida.
Uma delas é a de Jorge José dos Santos, morador de Jardim Miramar há 15 anos. “Aqui era muito ruim. A obra melhorou a situação em 1000%. Antes, tínhamos que colocar entulho para conseguir sair de casa. O solo era tão encharcado que sequer conseguia cultivar alguns pés de frutas no meu quintal. Depois que a Prefeitura drenou e asfaltou o bairro, consegui fazer um pomar em casa e abrir meu comércio”, declarou Jorge, que é dono de uma papelaria na localidade.
O eletricista Francisco Moraes elogia os investimentos realizados pela Prefeitura em Cidade Beiramar e na localidade adjunta, Cidade Praiana. “Lembro de quando esses bairros eram puro barro. Na época que as obras começaram, achei que a Prefeitura fosse dar só uma maquiada, mas vejo que os investimentos foram importantes e melhoraram muito”, declarou Moraes, dizendo que o filho, que mora em Nova Friburgo, está à procura de uma casa para comprar na localidade.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.