Obras de infra-estrutura marcam trabalho da Prefeitura em 2006

Mais obras estão previstas para 2007, como novas escolas e a macrodrenagem do Canal Medeiros

 

O ano de 2006 em Rio das Ostras foi marcado pela realização de várias obras de infra-estrutura. Apenas em saneamento básico, drenagem e pavimentação, a administração pública investiu este ano mais de R$ 100 milhões.

“Um dos principais compromissos de nosso governo é o saneamento básico. Levar água e esgoto para a população, garantindo assim mais saúde e qualidade de vida a todos”, argumentou o prefeito Carlos Augusto.

Desde abril, a Prefeitura vem trabalhando simultaneamente em 13 localidades da cidade, colocando água, esgoto, drenagem e pavimentação em mais de 220 ruas em vários pontos do município. Segundo informações da secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, ao todo serão feitas 15 mil ligações de rede de água e cerca de 7 mil de rede de esgoto em várias localidades. Até agora, 80% desse trabalho já foi concluído. Apenas no Jardim Mariléia, já foram feitas mais de 1.500 ligações de água e 1.535 de rede de esgoto.

Essas localidades atendidas com água, redes de esgoto e drenagem também serão contempladas com a pavimentação das ruas e padronização das calçadas.

O Âncora também foi outra localidade beneficiada pela administração pública em 2006 com obras de pavimentação e saneamento, além da construção do novo posto de saúde, que estará pronto no início do próximo ano. Ao todo foram pavimentadas 30 ruas e implantados 12 km de rede de esgoto em vários pontos do bairro.

A Prefeitura de Rio das Ostras também investiu esse ano mais de R$ 7 milhões em obras de infra-estrutura para a Zona Especial de Negócios, concluindo as redes coletoras de esgoto e águas pluviais do local, além da rede de distribuição de água potável, pavimentação de todas a ruas e a Estação de Tratamento de Esgoto da ZEN. “Cumprimos o nosso compromisso com os empresários que se instalaram na ZEN, oferecendo a eles total infra-estrutura”, comemorou o prefeito, lembrando também da conclusão do Centro Municipal de Qualificação Profissional instalado na ZEN, que entrará em atividade a partir de 2007.

Outras importantes obras realizadas pela administração pública em 2006 foram a conclusão da reurbanização da Rodovia Amaral Peixoto, a construção da ponte sobre o Rio das Ostras, além da revitalização das Praias do Cemitério e do Centro e a construção do anel viário, que estarão prontos em 2007. Segundo a secretaria de Obras, o trabalho de paisagismo da Praia das Tartarugas, que foi interrompido para o assentamento da subadutora de água que abastecerá a área norte do município, também será reiniciado ainda este ano. “Também estamos finalizando este ano a construção de uma escola de ensino fundamental que irá atender 1500 alunos”, comentou Carlos Augusto.

OBRAS FUTURAS – Para o ano de 2007, a Prefeitura se programa para dar continuidade às obras de saneamento básico até que toda a população esteja atendida com água e rede de esgoto. “No próximo ano Rio das Ostras estará entre os

municípios com o melhor índice de qualidade de vida do Estado”, prevê Carlos Augusto.

Além de saneamento, para o próximo ano a Prefeitura prevê a realização de várias outras obras. Entre elas, está a construção de mais cinco escolas municipais, que está prevista para o início de 2007.

A macrodrenagem da Bacia do Canal Medeiros também será realizada em 2007. A proposta prevê a retirada dos esgotos do canal, por meio de redes coletoras e a construção de duas bacias de detenção, que farão o recolhimento das águas pluviais, lançadas em galerias de água. “Essa será a solução definitiva para evitar os alagamentos nas áreas próximas ao canal”, explicou o subsecretário de Serviços Públicos da secretaria de Obras, Nilton Teixeira.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.