Obras de contenção da erosão na Orla da Tartaruga, em Rio das Ostras, prosseguem
O diretor de obras do DER, engenheiro José Beraldo esteve no local acompanhando os trabalhos
Continuam em ritmo acelerado as obras de contenção da erosão da Orla da Tartaruga, em Rio das Ostras. Nestes 17 dias de trabalhos já foram colocados mais de 200 caminhões de material que comporá o Enroncamento para conter o avanço do mar sobre a Orla.
O diretor de obras do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens- DER, engenheiro José Beraldo, esteve no local, na última sexta-feira, dia 13, visitando as ações que estão sendo acompanhadas diariamente pelo secretário municipal de Obras, engenheiro Wayner Fajardo e a equipe técnica da Prefeitura.
A previsão é de que os trabalhos continuem por cerca de mais 80 dias. Nesse início de trabalho, as obras já se estenderam por 120 metros. “Tofo esforço está sendo feito para que o trabalho ocorra dentro do prazo inicialmente estimado, porém temos que considerar o clima neste período. Se houver modificações climáticas e de marés que possam comprometer a execução, o período previsto da obra poderá ficar comprometido, atrasando a finalização dos trabalhos”, comentou Fajardo.
O projeto original prevê a colocação de pedras de grande porte, de aproximadamente quatro toneladas, e de uma barreira de proteção que irá reduzir o impacto das ondas. “Alguns trechos ficarão até um metro mais alto do que o piso do calçadão e com uma curvatura que permitirá que a onda se dissipe antes de chegar na encosta da pista”, destacou o secretário municipal.
A obra, que está sendo feita em caráter emergencial, com recursos do DER, é definitiva e permitirá que no futuro seja feita a reurbanização no trecho afetado.
CRONOLOGIA – Nos últimos 15 meses, o mar avançou cerca de 12 metros, destruindo o calçadão, ciclovia e até comprometendo duas adutoras de água da Companhia Estadual de Águas e Esgoto – CEDAE, que abastecem a parte sul da Cidade. Os trabalhos já chegaram nas adutoras.
SEGURANÇA – Para oferecer mais segurança aos motoristas que trafegam pela Rodovia Amaral Peixoto, no trecho urbano, a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Rio das Ostras, vem interditando o trânsito, entre 8h às 10h e das 14h às 16h, período que os caminhões chegam transportando as pedras. Os guardas municipais orientam moradores e pedestres para que evitem passar pelo local, por medida de segurança.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social