Novos conselheiros do Meio Ambiente são empossados em Rio das Ostras

Solenidade aconteceu nesta quarta, 19, no Parque dos Pássaros, e contou com a presença do prefeito Sabino

Os novos Conselheiros Municipais do Meio Ambiente de Rio das Ostras, eleitos durante a 8ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada em agosto do ano passado, tomaram posse nesta quarta, 19, às 10h, no auditório do Parque dos Pássaros, da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca. Eles vão atuar no biênio 2014/2015. A solenidade contou com a presença do prefeito Sabino, do secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, e da subsecretária Alice Guida.
Sabino fez questão de destacar que a atuação dos conselheiros é fundamental para a política de proteção ambiental realizada no Município. “A gestão pública precisa ter todos vocês como parceiros. Nossa luta tem sido árdua e os conselheiros precisam conhecer de fato o que acontece em nosso município quando o assunto é preservação do ambiente”, comentou, lembrando ainda que a luta ambiental é antiga e remete à época do processo de emancipação de Rio das Ostras. “Temos uma referência ambiental, uma política clara de preservação das áreas de proteção e dos manguezais. Portanto, precisamos manter tudo isso e ampliar ainda mais a nossa atuação”, destacou o prefeito.
Para o secretário do Ambiente e presidente do Conselho, Nivaldo Talon, a responsabilidade é grande e deve ser compartilhada entre todos. “A nossa cidade recebe pessoas de várias partes do Brasil. Portanto, precisamos trabalhar cada vez mais a consciência ambiental de todos os moradores, dos mais antigos e daqueles que estão chegando agora na cidade. Nossa natureza depende desse trabalho de conscientização”, enfatizou.

CONSELHO DE MEIO AMBIENTE – O Conselho é um órgão deliberativo de representação paritária do Poder Público e da sociedade civil. Entre as suas funções estão promover e avaliar políticas, ações, projetos e programas referentes ao meio ambiente. Os conselheiros representam as seguintes instituições: Associação de Moradores dos Loteamentos Casa Grande, Residencial Camping do Bosque, Peroba, Extensão Novo Rio das Ostras (Ampecan), Associação de Moradores de Mariléa, (Amomar), Grupo Renascer da 3ª Idade (Renascer), Associação Meio Ambiente, Respeito e Esporte (Mare), Centro Cultura de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro), Universidade Federal Fluminense – Pólo Universitário de Rio das Ostras (UFF/PURO), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Procuradoria Geral do Município (Progem), além das secretarias de Educação, de Obras e de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.