No mês de aniversário, Rio das Ostras comemora bom resultado na Assistência Social

Entre as ações, destaca-se o trabalho incansável para não deixar de assistir usuários diante da pandemia da Covid-19
Rio das Ostras completou 29 anos de emancipação político-administrativa no dia 10 de abril. Nos últimos 12 meses, o setor da Assistência Social alcançou grandes avanços, mesmo diante da crise sanitária e econômica que assolou o Planeta. Com as atividades suspensas temporariamente, por conta da Covid-19, que exige o afastamento social e a colaboração de todos que devem sair de casa somente em caso de muita necessidade para evitar o aumento da contaminação pelo vírus, a Secretaria de Assistência Social esteve ao lado dos usuários de suas unidades de atendimento para que nenhum deles ficasse desassistido.

Entre as ações realizadas, estão a manutenção segura dos atendimentos em todas as unidades com o uso de máscaras, distanciamento, utilização  regular de álcool em gel 70 e higienização dos ambientes.

A Secretaria está adquirindo mais equipamentos e materiais de proteção e preparando as unidades para melhor atender os usuários.

Durante esse período de pandemia, os Cras ampliaram o atendimento, fazendo encaminhamentos e dando apoio na unidade às pessoas que têm dificuldade para ter acesso à Internet e dar entrada em benefícios.

Além disso, para aqueles que participam de atividades coletivas, foram ofertados atendimentos on-line, via aplicativo de mensagens e materiais com atividades socioeducativas para que pudessem manter o vínculo com o serviço e contribuir com o bem-estar dos usuários.

Foi criado um número de WhatsApp para que mulheres vítimas de violência doméstica pudessem pedir ajuda durante o isolamento social, que aproximou ainda mais a vítima do violentando. Além da ampliação, em conjunto com a Patrulha Maria da Penha, atendimento 24 horas.

Rio das Ostras aumentou o número de vagas na Casa do Sorriso para acolher as pessoas em situação de rua, com protocolo de proteção e orientações sobre Covid-19. O local oferece alimentação, pernoite, banho, higienização das roupas (lavagem) e tem um fluxo de atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 com a saúde.   Foi mantida e aumentada a abordagem social às pessoas em situação de rua para acolhê-los e encaminhá-los para a rede de proteção, quando necessário.

A Secretaria de Bem-Estar Social deu amplo apoio às pessoas que tinham dificuldades financeiras com benefícios eventuais (alimentação, auxílio funeral, kit lanche) e ainda promoveu a implantação de um Polo para atender quem tinha direito ao Auxílio Emergencial do Governo Federal. Além disso, auxiliou os cidadãos que possuíam irregularidades no CPF e por isso estavam com dificuldades de adquirir o auxílio.

OUTRAS AÇÕES – Além dos atendimentos, foram realizados o VI Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente; Inscrição de Ambulantes e feirantes no CadÚnico; Inauguração de sala para acolher os Conselhos Municipais que garantem direitos; Manutenção dos Benefícios Municipais de transferência de Renda para idosos, deficientes e famílias hipossuficientes; Regulamentação da Carteira para pessoa com transtorno do espectro autista; Lançamento de Plataforma para capacitação de servidores da Sembes e conselhos com cursos de Educação a Distância (EAD) e a implantação do Comitê Gestor Municipal do compromisso Nacional pela erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação da Documentação Básica. 

A Prefeitura também aproveitou o esvaziamento das unidades por causa do isolamento social para fazer melhorias como no Centro de Integrado de Convivência – CIC.

 

FONTE: ASCOMTI – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.