Natação no Mar reabre com chuva, aulão e muita disposição

O Projeto Natação no Mar deu suas primeiras braçadas em 2013 nesta terça, 22.

Mesmo debaixo de chuva, cerca de 50 integrantes do grupo mostraram disposição e estavam a postos desde às 7h, na praia da Boca da Barra, para prestigiar o “aulão” de reabertura do projeto.

Além de ensinar a nadar, o projeto tem por objetivo levar o participante a ter maior contato com a água do mar, colaborando na prevenção de problemas cardiovasculares, desenvolvendo diversos aspectos como coordenação, concentração, memorização, autoconhecimento, integração e motivação.

Dentre os mais empolgados estavam o nadador olímpico, Luiz Lima, padrinho da iniciativa. “O sucesso é enorme porque o Natação no Mar atende a todas as faixas de idade. É claro que criança precisa fazer esporte, mas elas têm um ciclo de amizade e oportunidades, que, muitas vezes, as pessoas mais velhas não têm. Mais do que um projeto esportivo, o Natação no Mar é um evento social que promove o aumento da autoestima, a confiança e até tem gente que aprende a nadar, em alguns casos”, brincou Luiz Lima, que na parte da tarde participou de uma palestra no núcleo de Itapebussus.

Para o subsecretário e ex-nadador Raphael Thuin, o projeto é um dos mais importantes do país. “O Natação no Mar é uma referência, pois atende a todos os públicos. Temos o dever de apoiar iniciativas como essa e buscar parcerias desse tipo. Estamos trabalhando para triplicar o número de pessoas atendidas por projetos esportivos’, explica.

A coordenadora do Natação no Mar, Izabel Thomaz, relembrou o início do projeto, há 8 anos. “Contávamos com apenas 32 alunos em nossa aula inaugural. Hoje, são mais de 800 alunos. Isso nos dá muito orgulho”, disse. Paulo Leroux, de 65 anos, conhece bem essa história. Aluno desde o início do projeto, Paulo superou o falecimento da esposa graças ao apoio de Izabel e do grupo do Natação no Mar. “Eu fiquei lá embaixo com o falecimento da minha esposa, companheira de 40 anos. Foi a Izabel e o pessoal que me levantou. Por isso, estou aqui, não posso furar. Quando não estamos juntos, sentimos falta”, disse.

Inicialmente, as aulas serão realizadas as terças e quintas, somente na parte da manhã, com duas turmas: de 7h às 08h30 e das 08h30 às 10h, nas Praias da Boca da Barra e Itapebussus. Na parte da tarde, os professores participarão de um trabalho de reciclagem com profissionais da área até o carnaval. Depois desse período, as aulas à tarde voltam ao normal, também em dois horários: das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.

Os interessados em participar podem procurar a Vila Olímpica Chico Leite, no Vilage, de 8h às 17h, para fazer a inscrição. A documentação necessária é atestado médico recente, certidão de nascimento ou identidade, copia do comprovante de residência e duas fotos 3X4.

Jovens e crianças, com idade de 07 a 17 anos, deverão estar matriculados em instituição de ensino, cumprindo com todas as obrigações escolares, pois este será o principal requisito para sua inscrição.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.