Mutirão contra dengue acontece em mais duas localidades de Rio das Ostras

Ação de combate ao Aedes Aegypti é permanente, com trabalho de visitação e orientação dos moradores

Dezenas de guardas sanitários participaram, nesta quarta, dia 12, de mais uma ação de combate à dengue em Rio das Ostras.

O trabalho foi intensificado nas ruas da localidade de Cidade Praiana. Na quinta, dia 13, a ação acontece em Cidade Beira Mar, com previsão de aproximadamente 9 mil imóveis, entre domiciliares e comerciais, visitados durante o trabalho coordenado pela Secretaria de Saúde no controle da proliferação do mosquito Aedes Aegypti. 

A coordenação do Programa de Controle da Dengue de Rio das Ostras acompanha permanentemente os números de caso da doença e índice de infestação em cada localidade. A Vigilância Sanitária do Município tem promovido mutirões para combater o mosquito vetor da Dengue, uma vez que tem sido registrado aumento de casos suspeitos da doença. 

O trabalho dos agentes incluiu vistoria aos imóveis, com aplicação de larvicida e ações de educação em saúde, a partir da orientação de moradores e comerciantes. 

Vale destacar que, para ampliar a eficiência do trabalho, é preciso atenção redobrada dos moradores, uma vez que mais de 90% dos focos de mosquito transmissor estão dentro das residências. Portanto, os moradores são os principais colaboradores por manter a cidade livre do Aedes Aegypti. 

O morador da Rua Santa Catarina, em Cidade Praiana, Joelcio Mendes Sales, cuida do espaço onde mora, mas questiona a atitude de alguns vizinhos. “Moro em Rio das Ostras há 12 anos e faço uma vistoria rotineira em meu quintal. Uma pena que nem todos os moradores atentam para a necessidade de ajudar no combate à Dengue. Isso é uma questão de cidadania”, comenta o aposentado durante a visita dos agentes de saúde. 

O aposentado ainda foi informado para manter os reservatórios de água bem fechados, uma vez que mesmo que a água seja clorada, o cloro evapora em 48 horas e o depósito pode se tornar um criadouro do mosquito.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.