Mudança na rotina de atendimento da vacina Tríplice Viral em Rio das Ostras
A vacina será ofertada em unidades específicas
Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, na próxima terça-feira, 14 de novembro, centralizará a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) em unidades específicas com dia e semana fixados para melhor atender a população riostrense e evitar perdas do imunizante.
Seguindo as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, serão ofertadas somente a 1º dose da vacina para crianças que estão completando 1 ano de idade e estão suspensas temporariamente a dose zero em bebês de seis meses a 11 meses, a 2º dose para crianças de 15 meses e a imunização das demais faixas etárias.
Atualmente, o Município tem em estoque quatro mil doses, por esse motivo é importante que os pais ou responsáveis procurem a unidade que estará vacinando.
“Entre as complicações possíveis do sarampo estão infecções respiratórias graves, como pneumonia, otite (infecção ou inflamação no ouvido), doenças que causam diarreia e doenças neurológicas, que podem provocar sequelas como surdez, cegueira, retardo do crescimento e redução da capacidade mental. O sarampo também pode matar, principalmente crianças menores de 2 anos. Vacinar é a única maneira de proteger as nossas crianças contra essas doenças. Gostaria de sinalizar a importância da vacinação dessas nesse momento próximo ao período das festas de fim de ano, onde teremos um aumento da circulação de pessoas, o que é favorável a transmissão do vírus do sarampo, que ocorre de pessoa a pessoa, através do ar quando tossimos, espirramos, falamos e respiramos. Vacinar é um ato de amor e responsabilidade”, destacou Natália Lopes, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras.
A coordenadora também ressaltou que, neste momento, o Município aguarda a liberação de novos lotes da vacina Tríplice Viral.
“A Secretaria Municipal de Saúde seguiu a recomendação da Secretaria Estadual e vai priorizar a imunização das crianças que estão completando 1 ano, com a 1° dose da vacina, garantindo a resposta imune primária para defendê-las contra a circulação do vírus do sarampo”, falou a coordenadora Natália.
Confira a programação da vacinação da Tríplice Viral.
DIA 14/11 – 8H30 ÀS 16H30
Estratégia de Saúde da Família Dona Ediméia
DIA 24/11 – 8H30 ÀS 16H30
Estratégia de Saúde da Família Cidade Praiana
DIA 30/11 – 8H30 ÀS 16H30 – Necessário realizar o agendamento
Estratégia de Saúde da Família Rocha Leão
Estratégia de Saúde da Família Cantagalo
Estratégia de Saúde da Família Mar do Norte
Obs: Para as unidades de Rocha Leão, Cantagalo e Mar do Norte, os munícipes precisam agendar o atendimento na própria unidade.