MP se reúne com representantes do Governo para melhorar o combate à violência contra a mulher em Rio das Ostras

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar, o Ministério Público (MP), por meio da promotora Taísa Magro Ostini, se reuniu com representantes de várias secretarias de Governo de Rio das Ostras para estudar uma forma de construir um fluxo de atendimento intersetorial à essas mulheres.
De acordo com a promotora, o convite para a reunião surgiu após uma visita de rotina ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), no final do ano passado. “Nessa visita pude notar as demandas e as fragilidades no fluxo de atendimento à mulher vítima de violência. Achei melhor esperar a virada de Governo e marcar essa reunião com todos os envolvidos para podermos unificar o processo e melhorar o atendimento de forma integral e global. Dessa forma, todos poderão saber o histórico de atendimento à essa vítima”, declarou a promotora Taísa.
A delegada titular da 128ª Delegacia, Carla Ferrão, falou que a questão de acolhimento às denúncias e às vítimas tem dado resultado positivo. “O trabalho em parceria entre o Município e o Estado com todos os órgãos de proteção à mulher envolvidos é fundamental. Estamos trabalhando de forma atuante, feito diligências e conseguido deter vários agressores que são denunciados pelas vítimas”, contou a delegada.
Para a subsecretária de Saúde, Rosemeri Azevedo, a reunião é um momento importante para alinhar o trabalho de combate à violência contra a mulher. “É muito importante o desenvolvimento de ações como essa em parceria com o Judiciário. Estamos todos alinhados com o mesmo objetivo, que é encontrar soluções rápidas para solução desses problemas”, falou a subsecretária.
Já a subsecretária de Assistência Social, Clécia Andrade, acredita que todos os setores que estejam envolvidos nessas questões devem trabalhar em conjunto. “É importante trabalhar na garantia dos direitos da mulher, do acolhimento aos encaminhamentos aos setores de proteção”, enfatizou Clécia.
Na reunião estiveram presentes, além da promotora, a defensora pública Raquel Pinheiro, representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Segurança Pública (Patrulha Maria da Penha), do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) e da Polícia Civil.