Mostra Interativa de Arte reúne trabalhos de alunos de Rio das Ostras

Estudantes do Curso de Formação de Professores do Imero apresentam salas temáticas produzidas com imaginação e sensibilidade

Em sua sexta edição, a Mostra Interativa de Arte do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) vai levar os visitantes a viajar por diferentes temas, do Egito ao Surrealismo, passando pelas histórias em quadrinhos e Tropicalismo. As salas interativas foram elaboradas pelos estudantes do Curso de Formação de Professores do Imero.

A exposição estará aberta desta quarta, dia 2, até sexta-feira, 4, e tem entrada franca.

“A necessidade de sensibilizar os nossos alunos, por meio da pesquisa, da criação, da experiência estética e da produção, tem feito do Imero um espaço de elucidação do fazer e do saber artístico. A mostra deste ano busca intensificar e ampliar as experiências artísticas dos futuros professores, da comunidade escolar e do público em geral”, afirma a professora de Artes e idealizadora do projeto, Cláudia Veras.

Com o tema “Imero à luz da Arte”, a mostra proporciona um percurso a cinco salas interativas produzidas por meio de um processo que exigiu pesquisa, sensibilidade e imaginação dos estudantes. O projeto surgiu durante as aulas de Arte de Cláudia Veras, que desenvolveu junto aos futuros professores a curadoria educativa. “Incentivamos a autonomia de nossos alunos e buscamos promover a sustentabilidade, proporcionando o ‘empoderamento artístico’ de modo crítico e reflexivo”, completou a educadora.

Uma novidade desta edição foi o lançamento do edital da mostra, oferecendo duas linhas de pesquisa – Arte, Cultura e Humanização e Arte, História e Memória – abertas à participação dos professores orientadores, selecionados pelos alunos. Com isso, Cláudia acredita que foi possível aproximar da linguagem acadêmica os futuros profissionais da Educação.

Os temas das salas interativas, cada uma produzida por uma turma do Curso de Formação de Professores,são “Egiptomania”, uma viagem ao fascínio e mistério do Egito; “Ser ou Sonhar”, dedicado ao Surrealimo; “Organizando o movimento: Tropicália”, reunindo elementos dessa manifestação tipicamente brasileira; “Por trás das máscaras”,  com vilões de filmes, desenhos animados e livros; “H o Quê?”, sobre o universo das histórias em quadrinhos.

SERVIÇO:

VI Mostra Interativa de Artes do Imero

Rua Manuel Pedro Freire, s/nº – Nova Cidade

Quarta e quinta, dias 2 e 3, das 8h às 12h e das 13h às 16h; sexta, dia 4, das 8h às 12h

Entrada franca

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.