Mostra Interativa de Arte em Rio das Ostras leva visitante a viver diferentes experiências
Exposição conta com salas temáticas produzidas por alunos do Curso de Formação de Professores
Acompanhar um banquete no Olimpo, no qual se apresentam os deuses da Mitologia Grega, seguir a jornada de Alice no País das Maravilhas, dar gargalhadas com esquetes teatrais que percorrem diferentes momentos do humor, da commedia dell\\\’arte ao contemporâneo stand up comedy. Quem visitar a V Mostra Interativa de Arte do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), que fica aberta até esta sexta-feira, 12, poderá vivenciar todas essas experiências. A exposição é produzida pelos alunos do Curso de Formação de Professores do Imero.
A ideia da exposição nasceu nas aulas de Artes e, ao longo dos anos, se consolidou e ganhou público. A abertura da mostra na noite da terça-feira, 9, para convidados, esteve lotada. A secretária de Educação, Andrea Machado, participou da solenidade e lembrou a importância do professor investir na interatividade e no lúdico como ferramentas para estimular a aprendizagem. “Acredito que a formação dos nossos futuros educadores é enriquecida com as atividades artísticas”, afirmou.
Idealizadora e curadora da mostra, a professora Cláudia Veras destacou a importância dessa vivência para os estudantes. “Durante todo o processo de produção trabalhamos questões como a construção de conhecimentos por meio da cultura do pensar, incentivo a autonomia do aluno e aquisição do ‘empoderamento artístico’ de modo crítico e reflexivo”, explicou. Segundo a professora, na elaboração da mostra, os estudantes utilizaram pesquisa, investigação, imaginação e muita sensibilidade.
INTERAÇÃO – Entre os convidados da solenidade de abertura da exposição estavam ex-alunos do Imero como Miguel Alonso e Rafael Santos, de 20 e 19 anos, respectivamente. “Participar de três edições da mostra me ajudou a desenvolver a criatividade e a me expressar melhor em público”, contou Miguel, que é estudante de Enfermagem. “Guardo ótimas lembranças do processo de elaboração da exposição. Foi aqui que aprendi a trabalhar em grupo”, completou Rafael, que cursa Logística.
Aluna do 3º ano do Curso de Formação de Professores, Nayanna Moraes, de 17 anos, disse que a exposição complementa o aprendizado. “Podemos colocar em prática o que estudamos em sala de aula de uma forma lúdica e criativa”, destacou. Na opinião de Débora Santana, que também tem 17 anos e está no 3º ano do Imero, a participação na mostra ajuda a preparar os futuros educadores a trabalhar com as novas gerações. “Recebemos os alunos dos Anos Iniciais e é muito interessante poder acompanha-los na visita às salas interativas”, reforçou.
SALAS TEMÁTICAS – A V Mostra Interativa de Arte conta com as seguintes salas temáticas: As Faces da Mitologia Grega (turma 1001); Roma: decifra-me ou devoro-te (turma 2001); Através do Espelho (turma 2002); Faz-me rir! (turma 3001) e Conexão Hispânica (turma 3002). Visitas das 9h às 12h e das 13h às 16h30min, sendo que na sexta-feira, 12, vai ficar aberta até o meio-dia. O endereço do Imero é Rua Manuel Pedro Freire, s/nº, Nova Cidade.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo