Mostra de micrometragens em Rio das Ostras mobilizou jovens da cidade
Os desenhos de Bruna, Ana Alice e de Daniel foram alguns dos trabalhos transformados em animações durante a 1ª Mostra de Micrometragens para Celulares, que aconteceu no último final de semana, no Centro da Cidadania.
A Mostra “Passa pra mim” é um projeto da universitária Liana Ébano, da UFF, com apoio da Prefeitura e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura.
A proposta da coordenadora é mostrar que o celular pode ser uma ferramenta de conhecimento. “A tecnologia está cada vez mais presente na vida e as novas mídias transformam cidadãos comuns em comunicadores e produtores de conteúdo por meio da internet. Para isso, basta soltar a imaginação e usar de forma correta”, disse Liana.
Quem foi ao espaço pôde conferir a exposição fotográfica “Olhares do Território”, que teve como fonte de criação a localidade do Âncora. Também foi distribuído o primeiro cartão postal da Avenida das Flores, a principal via pública do local. A programação contou ainda com a exposição interativa “Sem Sujar os Dedos”, de Maurício Sagui, além de exibição dos cerca de 40 vídeos, de no máximo 3 minutos, que foram produzidos e enviados pelo público.
De acordo com a promotora do evento, a Mostra quer despertar no jovem, principalmente os moradores do Âncora, local onde ela mora, que a arte pode ser feita ali mesmo e para os moradores da localidade. Para isso, basta ter imaginação e um pouco de conhecimento.
O produtor cultural Júlio Borges mostrou, em seu computador, como os trabalhos realizados pelas crianças, em massa e borracha, poderiam ser transformados em Animação.
Os trabalhos apresentados na Mostra poderão ser vistos pelo público durante a Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro, organizada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social