Mostra com talentos da arte contemporânea
Fundição de Rio das Ostras faz mostra com talentos da arte contemporânea
Rosana Ricalde e Felipe Barbosa também fazem palestra para alunos da escola de artes e ofício, que expõem seus trabalhos no local
Talentos consagrados da arte contemporânea, Felipe Barbosa , Rosana Ricalde e Clara Arthaud transformam a Fundição Escola de Artes e Ofício, em Rio das Ostras, em espaço de exposição e palestra. A mostra “Ecos” será inaugurada na sexta-feira, 4, às 18h, e fica em cartaz até o dia 18, reunindo também trabalhos dos alunos da Fundição, unidade da Fundação de Cultura da cidade.
A exposição “Ecos” é um projeto que surgiu da necessidade de se popularizar a arte contemporânea no município e abordar os problemas ecológicos, um assunto de interesse de toda a sociedade. Para a mostra, artistas plásticos, instrutores e professores da Fundição trabalharam nas obras coletivamente e, dessa forma, o processo de criação teve participação de todos.
Além dos trabalhs dos alunos e professores da Fundição, serão expostas obras de Rosana Ricalde, Felipe Barbosa e Clara Arthaud, nomes reconhecidos internacionalmente que atualmente moram em Rio das Ostras. Os três e o publicitário e artista plástico Micarlos Medeiros também fazem palestras durante o evento, nas quais falam da visão pessoal sobre arte e o processo de criação de suas peças.
As palestras serão realizadas nos dias 8 (Clara Arthaud), 9 (Micarlos Medeiros), 10 (Felipe Barbosa) e 11 de dezembro (Rosana Ricalde), sempre às 15h. Já a mostra poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 13h às 16h. A entrada é franca.
Artistas – Rosana Ricalde, ganhadora do Prêmio Marco Antônio Vilaça, é formada em gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Em seus trabalhos, apropria-se de objetos e elementos encontrados no cotidiano urbano. Realiza intervenções que dialogam com a arquitetura e as perspectivas visuais da cidade.
Mestre em Belas Artes pela UFRJ, Felipe Barbosa brinca com os objetos do cotidiano, que ganham novas formas. Felipe utiliza a costura de meios, as esculturas e as fotografias em seus trabalhos e tem no currículo exposições realizadas na Itália, Estados Unidos e Alemanha.
Clara Arthaud trabalha como escultora e foi uma das percussoras do movimento Artes de Portas Abertas, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Foi Clara também que idealizou a fachada do Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Micarlos Medeiros é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Além de atuar nessa área, também cria trabalhos experimentais de imagens, tendo recebido menção honrosa em concurso da revista Colors (Benetton) e participado de mostras Internacional de Arte Postal.
Serviço:
Fundição Escola de Artes e Ofício
Rua Beija-Flor, s/nº
Colinas – Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-536
FONTE: SECOM – PMRO.