Moradores do Nova Cidade comemoram a chegada da água
A dona de casa lembra do sacrifício que passava para obter água de qualidade, que buscava em uma bica, distante de sua casa. “Ou então tínhamos que pagar por um caminhão pipa”, comentou Odila. De acordo com ela, agora sua realidade é outra, tem água de qualidade e em abundância em sua casa. “Sempre acreditei que a água chegaria até ao bairro. Foi uma promessa do prefeito Carlos Augusto e ele cumpriu”, enfatizou Odila.
Quem também está satisfeita com a chegada da água é a aposentada Zilda Mendes Barbosa. Moradora da Rua da Fonte, ela conta que há 38 anos sofria por ter que utilizar água de poço. “Pensei que fosse morrer sem ver a água chegar ao bairro. Agora estou muito satisfeita, essa água foi uma maravilha para todos nós”, comemora dona Zilda.
A aposentada Noelina Peçanha, também moradora da Rua da Fonte, lembra que quando chegou ao bairro, há 30 anos, havia pouco progresso por lá. “Não tínhamos nem luz elétrica”, comentou. Hoje, segundo ela, a água encanada foi uma das melhores conquistas da localidade. “Gastava mais de R$ 60 por mês com água. Agora temos água de qualidade”, disse a aposentada.
Segundo informações da Secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos de Rio das Ostras, o bairro Nova Cidade está recendo 4.500 ligações de rede de água, beneficiando cerca de 20 mil moradores. Destas ligações, 4.300 já estão concluídas e a previsão é que todas sejam finalizadas até a próxima semana.
A obra faz parte do programa “Água para Todos” desenvolvida pela atual administração, que desde o início do ano passado até hoje já realizou cerca de 8 mil ligações de rede de água em vários pontos da cidade.
Até o final deste ano, o programa irá contemplar outros 13 bairros da cidade, onde serão feitas mais 15 mil ligações de água, fazendo com que até o final de 2007, 80% da população esteja contemplada com água encanada. “Esta foi uma promessa de campanha que estamos cumprindo, levando melhor qualidade de vida aos nossos moradores”, frisou o prefeito Carlos Augusto.
FONTE: SECOM – PMRO.