Ministério do Turismo aponta Rio das Ostras como destino competitivo

Estudo vai avaliar as belezas naturais, eventos e infraestrutura, e pode validar a cidade como município indutor

  

Devido às belezas naturais, eventos artístico-culturais de qualidade, Rio das Ostras vem atraindo atenção, não apenas de visitantes, mas também do Governo Federal.

A cidade pode entrar para o seleto grupo dos municípios indutores, aqueles que contribuem para o desenvolvimento turístico de sua região. Entre os dias 3 e 7 de novembro, por solicitação do Ministério do Turismo, uma equipe da Fundação Getúlio Vargas está em Rio das Ostras para realizar o Estudo de Índice de Competitividade Turística. 

 

Entre as 16 cidades brasileiras selecionadas para esta avaliação, Rio das Ostras já é considerado pelo Ministério do Turismo como destino competitivo, por sua infraestrutura e seu conjunto de atrativos diversificados. No Estado do Rio, somente cinco municípios foram apontados. A escolha se dá pelos critérios que destacam a cidade como responsável por induzir o desenvolvimento turístico não apenas na cidade, mas em toda região, atraindo visitantes de municípios vizinhos.

 

Os Municípios Indutores são aqueles com maior e melhor infraestrutura e com um conjunto de atrativos qualificados, identificados através de pesquisa – de consultoria internacional – realizada pelo Ministério do Turismo. 

 

De acordo com o professor Luiz Gustavo Barbosa, coordenador do Estudo de Competitividade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ser selecionado para o Estudo já demonstra que Rio das Ostras está bem posicionada no cenário turístico do País. “Além de despontar como um destino importante na Região dos Lagos, Rio das Ostras está muito mais próxima do Ministério do Turismo pela atuação política da atual gestão”, disse.

 

O pesquisador Marcelo Abreu, da FGV, esteve com o prefeito Sabino para explicar as bases do estudo que está sendo desenvolvido na cidade.

 

No encontro o prefeito informou que a Administração Municipal vem investindo na profissionalização do setor para impulsionar o turismo.

 

“Estamos criando oportunidades para qualificar os profissionais das redes de hotelaria e restaurantes. Também propomos politicas públicas de atração de investidores para a cidade, para aquecer a economia e gerar empregos”, completou o prefeito.

 

AVALIAÇÃO – A pesquisa do Ministério analisa a competitividade turística internacional com base na infraestrutura geral, acessibilidade, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.

 

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Carla Ennes, a cidade vem investindo principalmente na qualidade dos eventos durante a baixa temporada, fortalecendo a imagem da cidade junto aos turistas e minimizando a sazonalidade.

 

“Estamos fortalecendo nossa imagem, que vai muito além das praias e belezas naturais. Nossos eventos promovem cultura, lazer, história e esporte e projetam a cidade. A atividade turística também desenvolve várias áreas e fortalece a economia. Somos conhecidos internacionalmente como a ‘Cidade do Jazz e Blues’ graças ao evento de ponta que criamos e que melhora a cada ano. Além disso, nos últimos meses conseguimos nos aproximar dos governos Federal e Estadual para buscar importantes parcerias”, completou a secretária. 

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.