Membros do Conselho Municipal de Saúde de Rio das Ostras se reuniram nesta segunda-feira, no Âncora
A próxima reunião do Conselho de Saúde acontece no dia 27 de janeiro de 2013
O Conselho Municipal de Saúde de Rio das Ostras se encontrou nesta segunda-feira, dia 17, em sessão ordinária, fechando as reuniões deste ano. A reunião aconteceu no Posto de Saúde da Família do Âncora e contou com a presença do Secretário de Saúde do Município, Sérgio Manhães, que realizou uma prestação de contas detalhada do Programa Melhor em Casa e do Programa de Tuberculose. Na ocasião também foi abordado que, em 2013, acontecerá a 10º Conferência Municipal de Saúde. No próximo ano, a saúde do município terá um orçamento previsto em torno dos R$ 125 milhões de reais.
O aumento populacional que vem sendo registrado nos últimos anos em Rio das Ostras tem feito com que a Administração Municipal se empenhe cada vez mais na busca por uma saúde de qualidade e voltada para o bem-estar da população. Ao longo dos últimos anos, foram muitos investimentos, tanto em equipamentos, quanto na capacitação pessoal. Somente neste ano foram mais de 500 mil atendimentos na rede básica de saúde.
Um dos mais novos serviços implantados pela Secretaria de Saúde é o Programa Atenção Domiciliar “Melhor em Casa”, que atualmente beneficia a 112 pacientes com atendimento domiciliar. É um programa que foi criado no Brasil em novembro de 2011 e em Rio das Ostras chegou há seis meses, com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado aos pacientes que precisam de cuidados médicos.
As enfermeiras que fazem parte da coordenação do Melhor em Casa, Roselene Ramalho Souza e Fernanda Borges, destacaram que por ser um programa novo para todos, ele ainda precisa ser aprimorado, mas ressalta que qualquer pessoa pode ter acesso ao mesmo . Inicialmente, o encaminhamento é feito por meio das unidades de atendimento de saúde do município.
Outro serviço apresentado durante a reunião foi o Programa de Controle à Tuberculose e Hanseníase de Rio das Ostras, que atende mais de 60 pacientes que estão em tratamento. A coordenadora do Programa, a médica infectologista Ana Beatriz Rudinick, destaca que a falta de informação e as condições de algumas moradias contribuem para a incidência da enfermidade. No município, a concentração da doença está nas localidades de Nova Cidade, Nova Esperança, Recanto, Cidade Praiana e Âncora.
A médica destacou ainda, que, devido ao crescimento populacional da cidade, já existe à necessidade de ampliar o espaço físico que funciona no Centro de Saúde Extensão do Bosque e do número de servidores que compõem a equipe.
A coordenadora lembrou que o número da doença vem crescendo. Em 2010 eram 19 pacientes, no ano seguinte pulou para 47 e este ano de 2012 já contabiliza 60 doentes em tratamentos. A média de consultas realizadas só este ano atingiu 1.600. O atendimento acontece todos os dias no Centro de Saúde do Bosque. As terças-feiras, a equipe vai à casa dos pacientes em tratamento que faltam pelo menos a uma consulta, como explicou a médica.
A próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde está prevista para o dia 28 de janeiro de 2013, quando o novo presidente, o futuro secretário Gilson Vianna, assume o cargo.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Rio das Ostras