Mães de Rio das Ostras fazem curso de massagem em bebês pela Prefeitura

Prática da Shantala previne cólicas, tranquiliza a criança e contribui para estreitar a relação mãe e filho

Massagem milenar, de origem indiana, a shantala é uma forma simples e gratuita de levar saúde, bem-estar e carinho aos bebês, reforçando o vínculo entre mãe e filho. Dentro da política de humanização do atendimento, a Prefeitura de Rio das Ostras oferece oficinas de shantala a mulheres grávidas e àquelas com filhos ainda bebês que recebem atendimento na rede municipal.
A técnica deve ser aplicada em crianças a partir do primeiro mês de vida. Nas oficinas, os bebês até seis meses de idade têm preferência, já que quanto mais novos, mais fácil é a adaptação a essa rotina. Responsável pelas aulas, a fisioterapeuta Daniela de Lima explica que a shantala contribui para prevenir problemas comuns em bebês, como as cólicas e prisão de ventre. Ainda ajuda a tranquilizar a criança e faz com que ela durma melhor, levando também mais calma aos pais. As pesquisas mostram que o toque na pele do bebê, proporcionado pelos movimentos da shantala, transmite amor, confiança e conforto, contribuindo para o pleno desenvolvimento da criança.
A iniciativa do Programa Municipal de Saúde da Mulher conta com apoio da Secretaria de Bem-Estar Social, que oferece o espaço no Parque da Cidade para as aulas. No Parque, as grávidas praticam a massagem com bonecos, em um tatame. As mães – e pais, já que alguns homens também se interessam em conhecer a prática – aprendem as técnicas massageando os próprios bebês.
É o caso da Gisleine Oliveira. Ela aprendeu a fazer a massagem na pequena Isadora, de 6 meses. “Gostei muito da iniciativa. A Isadora é muito agitada e acho que a shantala vai ajudar a acalmá-la”, fala.
OFICINAS – Além do Parque da Cidade, as oficinas são oferecidas no posto de saúde do Âncora. As mães aprendem a técnica enquanto aguardam atendimento de saúde no posto. Segundo a fisioterapeuta, o objetivo da Secretaria de Saúde é expandir a prática a outras localidades, como Cantagalo, Mar do Norte, Nova Esperança e Extensão do Bosque.
“Queremos fazer oficinas de shantala itinerantes, percorrendo outras unidades”, fala a especialista.
Atualmente, as oficinas são oferecidas às segundas-feiras, às 10h, no Parque da Cidade, e às quintas, às 13h30, no posto do Âncora.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.