Karatecas de Rio das Ostras representarão a cidade em Campeonato Sul-americano
Evento organizado em São Paulo conta com a presença de 10 países e cerca de 2 mil atletas
O professor e faixa-preta de Karatê Francisco Chagas, guarda municipal de Rio das Ostras, contribui para formar campeões no esporte no município. Durante o treinamento, em meio aos gritos, conhecidos como “Kiai”, do grupo Chagas Shotokan, alguns alunos se sobressaem, como Gabriel de Oliveira, Luis Alberto Lima da Cruz e Marcellos Ferreira Lousada, que vão representar a cidade e o Brasil no campeonato Sul-americano, de 28 de maio a 1º de junho, em São Paulo.
Cerca de 10 países e 2 mil atletas estarão na competição, organizada pela Confederação Pan Americana de Karatê. O treinador Francisco Chagas confia no potencial dos seus atletas. “Temos chances reais de medalhas. São lutadores experientes, focados em seus treinamentos e com muita garra. Vamos com tudo para esse evento”.
Experiência e títulos não faltam aos caratecas. Gabriel de Oliveira, apesar de ter apenas 13 anos, já é Bicampeão Estadual e treina há quatro anos. Ele disputa entre os atletas faixa-verde, sua atual graduação, até a faixa-preta, mas isso não intimida o guerreiro. “Treino bastante, o Karatê me ensinou a ter muita disciplina e foco nos meus objetivos, vou usar isso ao meu favor”, explica Gabriel.
Na categoria Master, os faixas-preta Luís Alberto e Lousada também colecionam medalhas. Aos 43 anos de idade, Lousada já foi campeão estadual e conta com a experiência para garantir um lugar no pódio. Luis Alberto é bicampeão dos Jogos brasileiros de polícia e bombeiro.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo