Jovens do Orçamento Participativo desenvolvem projeto de Educação Fiscal
A intenção é apresentar o tema aos jovens atuantes do município em um acampamento
Seis representantes do Orçamento Participativo Jovem entregaram à secretária de Planejamento de Rio das Ostras, Rosemarie Teixeira, na última terça-feira, dia 28, um projeto de educação fiscal para a juventude de Rio das Ostras. A idéia de implantar ações para informar outros jovens em posição de liderança atuando em projetos da Prefeitura, surgiu durante o I Encontro Para a Formação de Jovens Multiplicadores do Programa de Educação, na cidade do Rio, que terminou no último dia 24.
A proposta é que o trabalho seja executado em janeiro de 2010, em um acampamento no município. Em julho, será promovido um acampamento estadual. O projeto foi desenvolvido pelos jovens Elizama Souza, 14 anos; Jéssica Gonzaga, 15 anos; Caíque Soares, 15 anos; José Victor Araújo, 14 anos; Felipe Souza, 13 anos e Carol Lopes, 17 anos, que preside o OP Jovem.
Rosemarie aprovou o projeto e ficou satisfeita com o resultado do trabalho desenvolvido no OP Jovem. “Descobrimos com esse projeto, que os jovens têm capacidade de empreender. O trabalho está tomando uma proporção muito grande e eles têm nos surpreendido”, explicou a secretária.
De acordo com a presidente do OP Jovem de Rio das Ostras, Carol Lopes, o projeto será importante para informar os jovens do município sobre um tema importante. “Nós aprendemos muito sobre educação fiscal durante esses dias em que estivemos no Rio. Queremos agora multiplicar essas informações e, por isso, desenvolvemos o projeto”, disse Carol.
Para José Victor, além de aprender sobre to assunto, encontros como esse dão a eles a oportunidade de aumentar a experiência. “Temos acesso a muita informação e além da sensibilização a respeito da educação fiscal, nós mudamos nossos valores”, afirmou Victor.
No evento, foram abordados temas como Gestão Democrática dos Recursos Públicos, Educação Fiscal no Contexto Social, Relação Estado-Sociedade e Sistema Tributário Nacional. Os jovens participaram ainda de discussões acadêmicas e oficinas de dança, música, teatro e música, entre outras.