Jovens aprenderam sobre cidadania e ambiente no Ostrinha na Floresta
Na cerimônia de encerramento, prefeito anunciou a ampliação do número de participantes para a próxima edição
Após duas semanas de atividades, terminou nesta sexta, 26, o projeto Ostrinha na Floresta. Aproximadamente 500 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, visitaram as unidades de conservação e áreas verdes protegidas no Município. O objetivo foi difundir questões como cidadania e sustentabilidade. A cerimônia de encerramento do projeto foi realizada nesta sexta, 26, no Parque Municipal de Rio das Ostras, com a presença do prefeito Sabino.
O Ostrinha na Floresta aconteceu de 15 a 26 de julho, contribuindo para ocupar o tempo dos estudantes com atividades saudáveis e educativas durante o período de férias. O prefeito Sabino agradeceu aos pais pela confiança depositada nos profissionais da Prefeitura. “Os nossos filhos são os bens mais preciosos que nós temos. Vocês serão sempre nossos campeões”, disse o prefeito, que aproveitou para agradecer o comprometimento das equipes que trabalharam no projeto. “O Ostrinha é uma iniciativa que marca a vida das crianças. Por isso, investimos em uniformes e materiais. É um investimento que vale a pena”, disse.
Um dos mais animados, Weverson Silva, de 8 anos, exibia um sorriso de quem se divertiu bastante durante o período. “O que mais gostei foi de brincar com corda. Também foi bem legal conhecer o Parque dos Pássaros”, disse o apressado entrevistado, enquanto terminava o circuito de cordas. “Quero ir de novo”, concluiu correndo para alinhar-se novamente a fila.
Menos impaciente, mas igualmente satisfeita, Alice Santos, de 10 anos, festejou a oportunidade de conhecer pessoas e lugares, como o Quartel de Macaé e o Parque Municipal. “Tem tanta coisa legal”, disse Alice, moradora de Cantagalo, que conheceu a amiga, Julia Braga, de Nova Esperança, durante o projeto.
Para o subsecretário de Esporte e Lazer, Raphael Thuin, além das lições sobre preservação do meio ambiente e cidadania, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre dignidade e caráter. Já o guarda municipal Igor Machado, ressaltou a interação com as crianças. “Nos sentimos reconhecidos pelo carinho que recebemos. Eles fazem bagunça, pois são jovens, mas trabalhamos com muita vontade. A felicidade deles é a nossa felicidade”, disse.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Mata Atlântica e seus respectivos ecossistemas como restingas, manguezais e lagoas costeiras, presentes em diversos pontos do Município, como a Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE de Itapebussus, a Reserva União, o Parque dos Pássaros, o Tayra Eco Parque e o Parque Municipal.
SEGURANÇA – Durante a cerimônia de encerramento do projeto, Sabino aproveitou para alertar as crianças sobre os perigos de expor as vidas em redes sociais e com estranhos nas ruas, destacando o papel dos guardas municipais no auxílio à segurança na Cidade.
O Projeto Ostrinha na Floresta é uma ação da Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, a Coordenadoria de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o IBAMA (Reserva Biológica União), o Forte Marechal Hermes e a Fazenda Itapebussus. Além das autoridades citadas, participaram da Cerimônia, a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos; o secretário de Ambiente, Nivaldo Talon, o secretário de Transportes Públicos, Edson Luiz Pereira, o subsecretário de Segurança Pública, Vilmar de Paula, o vereador Edilson Gomes e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Eric Alves.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo