Jovem de 15 anos morre vítima de meningite meningocócica em Rio das Ostras

Nota da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras 

 

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras informa sobre a morte de uma adolescente de 15 anos, moradora de Nova Cidade, na tarde deste sábado, dia 2 de agosto. A principal suspeita é de que a jovem tenha sido vítima de meningite meningocócica.

A jovem deu entrada no Pronto-Socorro, com sintomas da doença, às 11 horas do sábado. Todo o atendimento de saúde foi prestado, com exames e medicamentos específicos. Infelizmente, como ocorre em casos de meningite meningocócica, a evolução da doença foi muito rápida.

 

Todas as medidas de controle da doença já estão sendo tomadas pelo Município. A investigação epidemiológica avaliou que NÃO há relação entre este caso e o caso notificado no dia 31 de julho, de paciente de 52 anos que está internada no Hospital Municipal, com quadro estável. Estes foram os dois únicos casos com diagnóstico de meningite registrados neste ano. Não há, portanto, motivo para alarde quanto à epidemia.

 

CONTROLE – O meningococo é uma bactéria cuja transmissão se dá de pessoa à pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas de saliva. Para transmissão, há necessidade de contato próximo com a pessoa infectada ou com as secreções respiratórias do paciente.

 

Todos os familiares já foram contactados e estão sendo tratados com a medicação profilática (antibióticos). Também foram convocados e já estão recebendo o medicamento e passando por avaliação médica os colegas de turma da jovem e seus professores, considerando que devem ser tratadas as pessoas que tiveram contato próximo com a vítima nas 24 horas anteriores ao diagnóstico da doença.

 

ESCLARECIMENTOS – Na próxima segunda feira, dia 4 de agosto, a equipe da Secretaria de Saúde estará no Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança, onde a jovem estudava, para esclarecer alunos, pais, educadores e outros profissionais da escola sobre o caso e a doença.

 

A Secretaria de Saúde esclarece que devem procurar atendimento de emergência as pessoas que apresentarem os principais sintomas da doença; que são febre, dor de cabeça intensa, vômitos em jatos, manchas vermelhas pelo corpo e rigidez da nuca.

 

No caso de dúvidas, a população deve procurar a Vigilância Epidemiológica, localizada na Rua Maria Anatália da Rocha, 36, Cidade Beiramar, ou pelos telefones 2771-4223 ou 2771-9036.

 

 

 

FONTE: 

Departamento de Jornalismo

Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.