Jornada Pedagógica capacita profissionais da área de Educação

Visando a excelência pedagógica com a promoção e integração de novas propostas curriculares, a Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria de Educação ….

…  por meio da Casa da Educação, e pela Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro, capacitou diversos profissionais da área da educação da rede municipal de ensino.

A Jornada foi ministrada em cinco pólos diferentes com temas específicos em cada um deles. No CIEP Municipalizado Mestre Marçal, dois temas foram apresentados: “Projeto em Educação Infantil”, ministrado por Valéria Costa Couto e Sara Clementina Silva, que tratava sobre relações interpessoais e projetos, analisando como, por quê e quando trabalhar os tipos de projetos e a avaliação no contexto da pedagogia. O segundo tema foi

“A Creche como Espaço Educacional”, ministrado por Vany de Souza e Silva Campos. Esse tema falava sobre noções de desenvolvimento psico-social infantil, a importância do brincar: atividades lúdicas, contar histórias e músicas, estimulação essencial no cotidiano dos centros infantis: vivências e práticas.

No Colégio municipal Professora América Abdalla, o tema foi “Alfabetização e Letramento” que abordou as relações interpessoais, os níveis da psicogênese da língua escrita e suas implicações pedagógicas e analisando e praticando atividades para os diferentes níveis

. Essa palestra foi ministrada por Elenice Maria de Araújo Silva

Na Escola Municipal Cidade Praiana as educadoras Maria de Lourdes da Silva Araújo e Maria Goreth Sósculo de Moura Gomes abordaram o tema “Matemática para Séries Iniciais” retratando questões sobre raciocínio lógico matemático, resolução de problemas e as quatro operações.

Na Casa da Educação, o tema foi “Educação Especial: Renovando Conceitos e Atitudes”, que abordou o tema com questões sobre quem é o aluno com necessidades educativas especiais?, Adaptação curricular/acessibilidade, avaliação do desenvolvimento do aluno, planejamento e apoio a unidade escolar, aos alunos, professores e a família.

No Instituto Municipal de Educação, o educador Nei Mourão fez uma palestra com o tema “Projetos de Aprendizagem – Desenvolvendo novos Paradigmas, Habilidades e competências para um mundo novo”, conhecendo noções de inclusão, os saberes indispensáveis no trabalho com metodologia de Projetos de Aprendizagem e Projetos de Aprendizagem como exercício de trabalho em equipe.

Na opinião do educador Nei Mourão, essa foi uma iniciativa muito boa porque é uma forma de capacitar ainda mais os profissionais da área de educação. “O resultado superou as minhas expectativas devido ao grande número de participantes. Todos mostraram interesse nas oficinas desenvolvidas e nos projetos apresentados. O melhor é que todos vieram com uma bagagem muito produtiva. O mais importante é não deixar que essa seja uma ação isolada”, falou.

Para a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho Balthazar, atividades como a Jornada Pedagógica fazem parte da política educacional da município. “A educação de Rio das Ostras tem o objetivo de abrir novas perspectivas para o papel do educador na sala de aula baseado na linha sócio-interacionista. Dessa forma, buscamos sempre alternativas diferenciadas para nossas ações. Nessa jornada estruturamos o evento para oferecer o melhor para o nosso servidor que é o maior patrimônio da Prefeitura”, garantiu a diretora da Casa da Educação.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.