Jazz & Blues atraiu milhares de turistas e aqueceu a economia de Rio das Ostras
Pousadas alcançaram taxa de 100 por cento de ocupação na décima edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival
Sucesso! Essa expressão é a que mais se ouvia entre empresários estabelecidos na cidade e o público que prestigiou a décima edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de junho e trouxe nomes consagrados desse estilo musical que tem público certo e fiel.
Pelos quatro palcos do festival – Cidade do Jazz, em Costazul, Lagoa de Iriry, Praça São Pedro e Praia da Tartaruga -, passaram artistas renomados internacionalmente como Celso Blues Boy, grupo Cama de Gato, Big Band 190, Hélio Delmiro, Michael Hill e Roy Rogers. Entre as atrações inéditas é possível destacar o saxofonista David Sanborn, o baixista Armand Sabal-Leco, o pianista Kenny Barron e o guitarrista Duke Robillard.
Os cinco dias de shows foram marcados pela emoção e entusiasmo do público que, mesmo em baixo de muita chuva, não deixava de prestigiar os artistas. Guarda-chuva, capas e até cadeiras. Tudo era válido para acompanhar as performances dos artistas.
Quem marcou presença na 10ª edição do Festival foi a superintendente da Lei de Incentivo, Tatiana Richard, da Secretaria Estadual de Cultura, uma das patrocinadoras do evento. “É a primeira vez que participo do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival e tive a melhor das impressões. Percebi que é um evento preocupado com a formação de público, em difundir o jazz e blues no interior do Estado”, declarou a superintendente.
AQUECIMENTO NA ECONOMIA – Do ponto de vista econômico, o festival também foi um verdadeiro sucesso. Donos de restaurantes, hotéis e pousadas comemoram os bons resultados. Tanto que a taxa de ocupação registrada foi a mesma que no período de Carnaval. O festival de jazz e blues movimenta anualmente aproximadamente R$ 6,5 milhões e proporciona um aquecimento na economia que beneficia grandes e pequenos empresários, inclusive profissionais ligados ao Programa de Renda Alternativa, tanto no ramo de alimentos, quanto na área do artesanato.
Paula Meireles é dona de pousada e presidente do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau. A empresária destacou a importância do festival para a cidade. “Esse ano, as reservas começaram bem mais cedo e a cidade encheu mais rápido. Sem dúvidas, estamos falando do melhor evento turístico da cidade e nossas pousadas tiveram 100 por cento de ocupação. Com a realização de provas para o concurso público, a demanda acabou sendo suprida também por municípios vizinhos como Macaé e Barra de São João”, enfatizou Paula que ainda faz questão de destacar a importância de eventos continuados ao longo do ano. “Como Cidade do Jazz e do Blues, o ideal é que um desdobramento do grande festival acontecesse também ao longo do ano, uma vez que os turistas que procuram o município durante o Jazz & Blues mostram interesse de retornar à cidade sempre que artistas desse gênero musical se apresentarem por aqui”.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo