Janeiro Branco conscientiza sobre Saúde Mental em Rio das Ostras
Palestra de especialista chamou atenção para os sinais de adoecimento e para necessidade do cuidado
Entre as ações da Campanha Janeiro Branco, em Rio das Ostras, uma palestra nesta quarta, 22, na Sede da Prefeitura, trouxe reflexões importantes sobre Saúde Mental. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar para os sinais e possibilidade de adoecimento e apresentar um pouco do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde nessa Área.
O coordenador da Saúde Mental do Município, Alessandro Barbosa, falou sobre a importância do cuidado com a Saúde Mental dos servidores, que têm a missão de oferecer um atendimento de qualidade à população. “Não queremos ter servidores adoecidos. Até porque quem não está bem não consegue cuidar dos outros”, explica o coordenador.
Alessandro, que é especialista na Área, apontou alguns sinais de depressão e ansiedade – como falta de ânimo, isolamento, mau humor, entre outros – como forma de sensibilizar o olhar das pessoas para si mesmo e para aqueles com quem convivem.
De acordo com o coordenador, somente no Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, há 12 mil prontuários registrados. “Se formos pensar que ainda há as pessoas atendidas pelos Caps – adulto e infantil, nas nossas unidades básicas e de emergência e na rede privada, podemos pensar que cerca de 10% da população enfrenta alguma questão mental. Esses dados são importantes para pensarmos políticas públicas de Saúde. E já estamos trabalhando para isso”.
Presente ao evento, o secretário de Saúde, Dr. Fábio Simões, lembrou dos esforços da atual gestão para recuperar a qualidade do atendimento de Saúde Mental. Lembrou ainda que as doenças mentais estão entre as que mais levam ao afastamento de profissionais.
Fabiana Macário, chefe de Gabinete, destacou que o cuidado com o servidor e o incentivo à Saúde Mental é uma preocupação da Administração Municipal.
O evento foi promovido pelo Gabinete do Prefeito em parceria com a Secretaria de Saúde e teve ainda a presença do secretário de Administração Pública, Nelito Esterque, e Ingrid Amaral, secretária de Auditoria e Controle Interno.